MENU

14/03/2023 às 18h42min - Atualizada em 14/03/2023 às 18h42min

Morre aos 68 anos jornalista, compositor, poeta e pioneiro no Tocantins, Gilson Cavalcante

Profissional foi secretário de Comunicação no governo de Moisés Avelino

Assessoria
AF Notícias
Jornalista Gilson Cavalcante morre aos 68 anos - Foto: Divulgação
 
O jornalista, compositor e poeta pioneiro no Tocantins, Gilson Cavalcante, faleceu na noite desta segunda-feira (13/03) aos 68 anos, em sua casa em Taquaruçu, Palmas. O jornalista já foi secretário de Comunicação no governo de Moisés Avelino (MDB).

Gilson Cavalcante nasceu em Porangatu (GO) e chegou ao Tocantins em 1989, morando por quase 40 anos em Palmas. Estreou com a publicação de “69 Poemas - Dos Lençóis e da Carne”, em parceria com Hélverton Baiano, seguido por “Lâmpadas ao Abismo”, “Ré/Ínventário da Paisagem”, “Poemas da Margem Esquerda do Rio de Dentro”, este contemplado com menção especial no concurso literário nacional Prêmio Cidade de Juiz de Fora, em 2022.

Com “O Bordado da Urtiga”, ganhou prêmio da Bolsa de Publicações Maximiano da Matta Teixeira, 2008, da Fundação Cultural do Tocantins. Em 2009 publicou “Anima Animus - O Decote de Vênus” e “Bonsai de Palavras”, um livreto de hai-kais. Depois de vencer o histórico e concorrido concurso da Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, em Goiás, em 2011, o poeta recebeu o Troféu Goyases 2011, no campo da poesia. A honraria é da Academia Goiana de Letras.

As últimas obras de Gilson Cavalcante foram “A Arte de Desmantelar Calendários” e o “Amor não Acende Velas”, lançadas em 2021, totalizando 10 obras publicadas.

Em 2022, o poeta lançou seu primeiro EP “Cantigas e Quintais”, que celebrou seus 40 anos de carreira. O trabalho traz fortes traços da musicalidade popular brasileira, enriquecida por arranjos modernos, eternizando os versos e o imaginário universal do poeta.

Ele deixa os filhos Ana Liz e Aluísio Cavalcante, familiares e amigos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »