MENU

15/02/2023 às 17h47min - Atualizada em 15/02/2023 às 17h47min

Livros & Leitura

Leia e comente.

Da Redação
GB Edições

Três Vidas em Dez Anos

Carlos estava desaparecido há uma década. Seus familiares e amigos já tinham perdido as esperanças de reencontrá-lo. Mas, em um dia qualquer, ele retorna à cidade natal. Ao chegar em Quatiguá, município no interior do Paraná, o personagem surpreende a todos: está saudável, vai se casar em poucos meses e se tornou um respeitado professor universitário. A situação gera vários questionamentos, e o principal deles é: o que aconteceu com o homem para que ele cortasse relações com seu passado? Os leitores são apresentados aos conflitos internos de Carlos logo no início do enredo de “Três Vidas em Dez Anos”, do escritor Kleber Luciano Salvego. Quando jovem, o protagonista deixou o Paraná para morar em Manaus. Fez isso após uma série de desentendimentos com o amor de sua vida, Patrícia. Entretanto, ele decide voltar à terra natal para apresentar a futura esposa, Érika, aos pais. Esse retorno obriga o personagem a encarar as relações mal resolvidas do passado. Ele precisa lidar com os sentimentos daqueles que deixou para trás, ao mesmo tempo em que uma tragédia muda todos os seus planos. A partir disso, o autor constrói uma história que se conecta a sentimentos comuns na vida adulta, como as angústias de um antigo amor, o luto de perder a pessoa amada e a dificuldade de reconciliação com familiares. Voltada ao público romântico, principalmente para aqueles que tiveram pessoas especiais na juventude, a obra carrega aspectos autobiográficos: a cidade de Quatigá, por exemplo, é onde o autor morou durante a adolescência. Da Editora Viseu, o livro tem 180 páginas.
 

A Última Livraria da Minha Rua

A literatura é como um mosaico: os livros, as bibliotecas, os leitores e as livrarias. Apesar de esta última estar cada dia mais rara, o saudosismo levou a escritora Cléo Busatto a resgatar a essência de percorrer os corredores e prateleiras e transportasse os jovens para “A Última Livraria da Minha Rua”, publicada pela CLB Produções. Em uma viagem nostálgica, Cléo apresenta Benjamim, um jovem de 23 anos. Ele relembra a época em que tinha dez e acompanhava a mãe no trabalho. Foi na Ghiane, última livraria da Avenida Araújo, em numa manhã de sábado, durante uma contação de história que Benjamin encontra a aflita Tati. Apavorada, ela entrega um bilhete ao garoto contendo um pedido de ajuda. Eles se embrenham por passagens desconhecidas, portas secretas, labirintos e escadas que dão em nada. Enquanto buscam a saída, desvendam o próprio passado, sentimentos e provocações da vida em meio às experiências literárias exploradas nas prateleiras desse lugar misterioso. Tudo isso os une em um laço de amizade e auxilia os personagens – o que transfere aos jovens leitores – a transição entre infância e a adolescência marcada pelas transformações socioemocionais. Ao mesmo tempo em que explora recursos estilísticos, a autora promove uma declaração de amor à literatura e à contação de histórias. Há mais de 20 anos atuando como artista da palavra, Cléo mostra este universo ao trazer para a narrativa várias contadoras que se apresentam na livraria e são inspiradas na própria vivência. O livro tem 104 páginas.
 

A Maior das Lições: Memórias
do Comunismo Soviético

Como será que é viver em um país onde o regime comunista é o vigente? João Cisman, um brasileiro nascido aqui, mas com pais e irmãos mais velhos russos se mudou com a família para a URSS (União das Repúblicas Socialistas Sov­­­­­­­­­­­­­­­iéticas) no começo da década de 1960 após ouvir muitas histórias sobre a vida por lá. Essa história virou livro intitulado “A Maior das Lições: Memórias do Comunismo Soviético” pelas mãos de Henrique Marçal Cisman, neto de João Cisman, que chega às livrarias através de publicação da editora Telha. Em “A Maior das Lições” descobrimos o fascínio de João Cisman, um jovem nascido na cidade de São Paulo em dezembro de 1930. Seus pais haviam chegado ao Brasil alguns anos antes, atraídos pela propaganda nacionalista. Já adulto, foi líder sindical e convidado a conhecer a URSS. Após o regresso, convenceu quase todos os familiares a irem morar em definitivo na União Soviética, uma experiência que mudaria tudo e seria considerada, para sempre, a maior das lições. A década de 1960 foi marcada por uma União Soviética que rivalizava com os Estados Unidos pela hegemonia de nação mais importante no globo, o que alçou os ideais sociais a um patamar jamais visto. Essa disputa polarizada deu início à famosa Guerra Fria e colocou frente a frente os ideais capitalistas e socialistas em um embate de qual o sistema mais promissor. O livro traz a visão de quem ouvia histórias de um país próspero, onde a conduta social era fartamente difundida e apaixonou-se por ela. As impressões tidas após chegar ao lugar, bem, essas se resguardam à leitura dessa obra brilhantemente escrita. O livro tem 112 páginas.
 

Entre o Mistério e a Ignorância
O Desvendar da Psique Humana

A psicóloga, psicanalista e psicoterapeuta Beatriz Breves dedicou praticamente toda a carreira ao estudo do sentir. Nestes 35 anos em que desenvolveu a teoria da Ciência do Sentir, a carioca foi além da pesquisa e levou a experimentação científica para o campo da música, das artes plásticas e da poesia. Agora, ela reúne tudo em um novo livro, aprofundando as abordagens de outros oito títulos publicados. “Entre o Mistério e a Ignorância - O Desvendar da Psique Humana” é uma obra que transcende a psicologia e a psicanálise e passa, além da arte, também pela Biologia e Física. Esta última, inclusive, é a segunda formação da autora, que buscou ampliar o conhecimento sobre o ser humano a partir de outra perspectiva: os conceitos físicos. Com essa visão holística, Beatriz propõe um contraponto ao olhar mecanicista e materialista do paradigma newtoniano, pelo qual é necessário dividir as partes para conhecer o todo. A pesquisa da autora parte do princípio de que o universo, definido por ela como macromicro, é um complexo vibracional, uno, inteiro e indivisível no qual o ser humano, sem se isolar, emerge como um recorte. Essa concepção vibracional do universo, bem como as interações humanas, são apresentadas no primeiro recorte do livro. “Mistério” parte de uma viagem a Varanasi, na Índia, onde a autora experimentou sentimentos complexos, levando a algumas conclusões. Entre elas, a de que o ser humano somente pode se perceber simbolicamente nas três dimensões do espaço – altura, largura e profundidade –, enquanto no campo do Sentir é possível ir além. Com 160 páginas, o livro é da Editora Mauad X.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »