MENU

01/02/2023 às 10h36min - Atualizada em 03/02/2023 às 00h00min

Bloco Show fará seu desfile principal, com crianças e adolescentes de grandes comunidades em BH, no domingo dia 19 de fevereiro

O evento será no bairro Savassi, com participação especial do Bloco AfroReggae

SALA DA NOTÍCIA Priscilla Kopke
 

O Bloco Show surgiu em 2004 sendo formado pelos participantes do Serviço Juventude e Polícia, criado pelo Grupo Cultural AfroReggae e Polícia Militar de Minas Gerais. É composto, em média, por 160 crianças e adolescentes do bairro General Carneiro e das comunidades São Rafael, Taquaril, Pedreirinha da Pompéia, Granja de Freitas, Serra, Morro das Pedras, Alto Vera Cruz, Vila Ponta Porã e  Ventosa, que pertencem aos maiores aglomerados de BH.

Todos os anos o tema do Bloco é a conscientização sobre os problemas causados com o uso de drogas e abuso de álcool no período carnavalesco. Trata-se de uma intervenção cultural que busca promover a necessidade de um carnaval consciente. Em 2023, o Bloco Show vai trazer como convidado para o desfile, o Bloco AfroReggae, responsável pela execução do projeto que deu origem ao Bloco.

O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização não governamental fundada em 1993 pensando em promover a inclusão e a justiça social ao transformar vidas por meio da arte, da cultura e da educação. Para mudar a realidade de jovens periféricos despertando suas potencialidades artísticas, além da atuação nos núcleos, o grupo também trabalha na formação de grupos artísticos, entre outros. 

Uma realização de BS Produções Artísticas e Culturais, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, o Bloco Show desenvolve apresentações de música e expressão corporal feitas por crianças e adolescentes que participam das oficinas de percussão e dança, brincando com a musicalidade por meio de um repertório com hits dos anos 90, axé raiz, pop, rock e várias letras de apelo social. 

O projeto, que acontece via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Tambasa Atacadistas, integra aquecimentos descentralizados e o desfile principal que ocorrerá domingo, dia 19 de fevereiro, na Savassi. Antes disso, no sábado, dia 11 de fevereiro, será realizado o “Arrastão Bloco Show” no bairro Pompéia, um desfile inédito com trio elétrico, cheio de novidades para agitar o pré-carnaval de BH.

O Bloco Show responsável pelo espetáculo musical, também executa blitzes educativas com distribuição de material informativo que buscam a conscientização sobre os principais problemas sociais do período carnavalesco tais como consumo excessivo de álcool, bebida e direção, poluição, aumentos de furtos e roubos, assédio sexual, abuso sexual de crianças e adolescentes.

Durante os shows que mesclam desde músicas tradicionais infantis até os lançamentos nacionais e internacionais, são distribuídos leques e botons com dicas de autoproteção que visam prevenir os problemas citados. Desde sua criação o Expresso Bloco Show já atendeu cerca de 80 municípios de Minas Gerais, contemplando os carnavais mais tradicionais do Estado que atraem grande público. 

O Bloco Show nasce diante da necessidade de dar visibilidade aos resultados positivos consolidados com as oficinas de arte-educação e temas transversais que oportunizam uma melhoria na qualidade de vida destas crianças e jovens. O nome faz referência ao estilo musical apresentado e a identidade do grupo que além de tocar percussão, exibe coreografias para todos os ritmos executados. 


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »