MENU

25/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 25/11/2020 às 00h00min

Unidade Móvel Oncológica realiza mais de mil atendimentos no mês de prevenção ao câncer da próstata

Nesta terça-feira, 24 de novembro, o ônibus está localizado na Avenida Babaçulândia em frente a Farmácia Pague Menos

Kalyne Cunha
Ascom/PMI
Atendimentos à população são realizados das 8h às 11h30 e das 14h às 17h - Foto: Assessoria
Priorizando ações de prevenção ao câncer da próstata, conhecida como Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da Unidade Móvel Oncológica já realizou mais mil atendimentos a pacientes do sexo masculino, somente neste mês. Os atendimentos seguem protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde para evitar a propagação da Covid-19.

Para a coordenadora do setor de oncologia do município, Vilenice Batista, “os atendimentos em pontos estratégicos da cidade facilitam o acesso da população aos serviços voltados a saúde do homem e da mulher. Neste mês de Campanha do Novembro Azul, já atendemos mais de mil homens ofertando consultas e exames da próstata. Para as mulheres, estamos ofertando a prevenção do colo do útero (PCCU) e o cadastro da mamografia”.

A coordenadora explica que mesmo diante da pandemia é importante que a população não descuide da saúde, pois o câncer é uma doença silenciosa e neste ano mais de 60 biopsias foram realizadas com casos positivos. “A unidade móvel encaminhou 62 homens para exames de biopsia da próstata, desses 22 foram diagnosticados com câncer e seguem em acompanhamento. É muito importante que os homens façam seus exames preventivos e a partir dos seus 40 anos procurem um médico urologista e faça o exame de PSA. Não é preciso que homem sinta algo, para só depois procurar um médico. A prevenção ainda é o melhor remédio”.  

ATENDIMENTO
Os atendimentos à população são realizados das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, por meio do cartão do Sistema Único de Saúde, SUS, e um documento de identidade com foto. Para realizar o exame de sangue é importante que os homens estejam em jejum e o resultado é entregue de 8 a 15 dias.

AGENDA DO ÔNIBUS
24 de novembro: Avenida Babaçulândia, em frente a farmácia Pague Menos;
25 e 26 de novembro UFMA, Bairro Bom Jesus;
28 e 30 de novembro, Unidade Básica de Saúde Lagoa Verde.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...