MENU

29/01/2023 às 20h56min - Atualizada em 29/01/2023 às 20h56min

Setur-MA qualifica moradores de comunidade do quilombo urbano na Liberdade

Da Assessoria
Secom/MA
- Setur-MA qualifica moradores de comunidade do quilombo urbano na Liberdade (Foto: Divulgação)
  
Dando prosseguimento às ações de qualificação da mão de obra dentro do segmento turístico no Maranhão, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) encerrou, nesta sexta-feira (27), as aulas do curso de ‘Elaboração de Projetos’ para moradores do quilombo urbano da Liberdade.   

O curso, ofertado por meio de uma parceria entre a Setur e o Instituto Sankofa, através do Projeto “Aquilombar Yzôo”, qualificou 60 alunos durante três dias de aulas realizadas no Terreiro Ylê Ashé Obá Yzoo.   

O curso gratuito e aberto ao público foi ministrado pela equipe técnica da Superintendência Qualificação Profissional da Setur, com carga horária de 12 horas. Ao término do curso os alunos receberam os certificados. 

Com o objetivo de oportunizar qualificação profissional para comunidade do quilombo urbano da Liberdade, o Projeto visa identificar as potencialidades dos jovens e adultos quilombolas e transformá-las em desenvolvimento econômico, social e turístico na região. 

“Nosso objetivo é garantir ainda mais oportunidades e ampliar nossos esforços no sentido de qualificar e melhorar a qualidade da mão de obra turística em nosso estado. Vamos continuar trabalhando para que essas pessoas busquem uma condição melhor de encarar o mercado de trabalho”, frisou o secretário Estadual de Turismo, Paulo Matos. 

Durante as aulas os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de forma mais aprofundada as etapas de elaboração de um projeto. Ao final do curso, os alunos foram desafiados a apresentar um projeto como atividade final de qualificação. 

Para Anderson Santos, um dos alunos qualificados, a oferta do curso foi importante para comunidade pois serviu para os alunos aprenderem a manusear de forma mais correta as ferramentas de elaboração de um projeto.   

“Por não ter conhecimento da elaboração de projetos eu ficava meio que perdido e sem entender essa fase. Com o curso e orientação dos professores essa dúvida foi sanada e pude, enfim, entender as etapas da elaboração de um projeto”, declarou o aluno. 

O superintendente de Qualificação Profissional da Setur, Antônio Castro, destacou a dinâmica do curso e a importância da qualificação turística na área quilombola. 

“O objetivo do curso é desenvolver as habilidades e competências na mão de obra local no sentido de visar oportunidades e até captar recursos para ideias importantes dentro da comunidade”, explicou o superintendente. 

Jorge Serra, presidente do Instituto Sankofa, também destacou a importância do curso e agradeceu o apoio e a oportunidade dada pela Secretaria Estadual de Turismo. 

“Agradeço a Setur pela parceria e por perceber a necessidade de qualificar a mão de obra da nossa comunidade para o mercado de trabalho. Esse curso irá colaborar bastante para que pessoas da comunidade possam desenvolver projetos os mais variados possíveis que beneficie os próprios moradores da região do quilombo urbano da Liberdade”, destacou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »