MENU

24/01/2023 às 17h25min - Atualizada em 25/01/2023 às 00h01min

Aniversário de São Paulo: 5 dicas de livros sobre a história e cultura da cidade

Para comemorar os 469 anos da capital paulista, o Livroh traz uma seleção de livros para conhecer mais sobre a história e cultura da cidade

Natalia Santana
SALA DA NOTÍCIA

No dia 25 de janeiro, a capital de São Paulo comemora seus 469 anos. A cidade foi fundada no ano de 1554, quando os padres jesuítas Manoel da Nóbrega, José de Anchieta e Manuel de Paiva se estabeleceram no Pateo do Collegio, que hoje se localiza no centro da capital paulista, com a intenção de catequizar a população indígena que ali habitava.

O dia 25 ficou marcado com a primeira celebração realizada na cidade de São Paulo, sendo também o dia em que o apóstolo Paulo entrou para o cristianismo, o que deu origem ao nome da cidade. Para entender um pouco mais sobre a história do município que se tornou um centro no país, a Verisoft, por meio da plataforma Livroh, que oferece um extenso catálogo de livros e audiolivros, separou algumas indicações de leitura sobre a reconhecida capital paulista.

O Livroh pode ser acessado por meio do celular ou tablet (Android e iOS) e também pelo computador. Além do catálogo pago com mais de 45 mil exemplares, oferece ainda 600 e-Books gratuitos em seu acervo.

1 - 10 Receitas típicas de São Paulo

 

Os estados do Brasil, são marcados pela forte cultura presente, pelos traços que ali surgiram. A culinária entra como algo típico de cada lugar e a capital paulista é recheada de receitas que fascinam todo um estado. Neste livro existem algumas delas.

2 - Os sons das Malocas e os ambientes culturais na cidade de São Paulo no ano de 1950

 

O século XX foi marcado por um grande processo de urbanização na cidade de São Paulo, transformando-a na maior cidade do Brasil. Levando em conta um necessário momento de reflexão sobre a cultura da cidade, as principais características locais, indústria cultural, foi necessário realizar um estudo para entender sobre o local. A metodologia era abordar áreas teóricas como história, literatura, música, radiodifusão e territorialidade da capital paulista.

3 - Crônicas de São Paulo

 

O escritor Daniel Munduruku caminhou por São Paulo atentamente, procurando por cada pessoa que ali passava, buscando significados. O objetivo era interpretar cada lugar e pessoa com um novo olhar. O livro traz suas próprias interpretações de reconhecidos locais como o Butantã.

4 - Órfãos de São Paulo

 

São Paulo é uma grande metrópole que pode assustar quem por ali passa, deixando os sonhos tímidos. O caminho se torna sob medida para os anseios. Mas, o romance pode acontecer quando, quem vive ali, acredita que para tudo tem um caminho que faça acontecer. Fabiana e Gabriel são frutos da ambiguidade que se vive na capital dos paulistas, mas o que perturba quem vive por lá é a solidão que emerge na cidade, mesmo todos entregando-se constantemente.

5 - Capoeiras e valentões na história de São Paulo (1830-1930)

 

A capoeira hoje é reconhecida mundialmente, mas sua história ainda é repleta de lacunas. O autor, que sempre praticou a arte marcial, teve a intenção de buscar respostas sobre esta história, principalmente seu desenvolvimento no território paulista. Como resultado, além de encontrar respostas, Pedro Cunha desvendou mistérios também sobre a capital paulista.

Sobre a Verisoft

Há mais de 20 anos no mercado de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, a Verisoft nasceu em Campinas, interior de SP, e contribuiu para o desenvolvimento e aplicação de diversas tecnologias inovadoras nos últimos anos, preocupando-se sempre com a promoção do acesso ao mundo digital de forma democrática.

Especialistas na criação e no desenvolvimento de produtos mobile, a empresa atua também na digitalização do setor editorial e educacional do Brasil, oferecendo uma gama completa de conteúdo: Cursos, Livros, Audiolivros, Revistas e Jornais digitais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »