MENU

28/12/2022 às 17h45min - Atualizada em 28/12/2022 às 17h45min

Município mantém ações para diminuir risco de alagamentos em dias de chuva

Trabalho realizado em pontos críticos já facilita escoamento da água, enquanto o monitoramento diário do nível do Rio Tocantins tranquiliza população

Hemerson Pinto
Ascom
Foto: Assessoria
Antes do inverno chegar, a Prefeitura iniciou uma série de ações voltadas para a redução dos riscos de alagamentos em pontos considerados críticos. As ações desenvolvidas diariamente pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), Superintendência de Limpeza Pública (SLP) e Defesa Civil são responsáveis por amenizar o problema.

A limpeza de riachos que cortam a região do Grande Bacuri, composta por diversos bairros, é um exemplo do trabalho que trouxe resultados positivos a partir da retirada de lixo das margens e dos leitos. Isso, somado ao aprofundamento da calha desses riachos, facilita a passagem da água, evitando que esta transborde ao ponto de chegar às residências.

Intervenções foram feitas em trechos de ruas como no cruzamento da Coronel Manoel Bandeira com Tupinambá para evitar efeitos provocados pelo o volume de água, em dias de fortes chuvas. Trabalho que se estendeu às ruas Dom Pedro II e Godofredo Viana.

Outros bairros foram beneficiados, a exemplo da Nova Imperatriz, com serviço realizado na rede de drenagem, melhorando o escoamento e evitando transtornos aos moradores da Rua Projetada. Na Rua Espanha, Vila Redenção, onde foi construída em ponte de concreto pela Prefeitura, o riacho que corta o bairro também recebeu atenção das equipes, na preparação para o período de chuvas. Já na região da Avenida JK, bairros como o Cinco Irmãos e JK, foram beneficiados com ações que melhoraram o escoamento da água da chuva em diversas vias.

“Também estamos presentes na região do Parque Alvorada com intervenções feitas na passagem do Riacho Cacau por aqueles bairros. Estamos trabalhando com frentes de serviços em diversos bairros”, disse o secretário de Infraestrutura, Fábio Hernandez.

 

Limpeza

Sobre as ações desenvolvidas pela Superintendência de Limpeza Pública, o superintendente Ítalo Ramos, informou que o trabalho também não parou na reta final de 2022. Na última terça-feira, por exemplo, foi iniciada a desobstrução da grota José de Alencar, no bairro São José, o que vai ajudar a melhorar a situação de moradores das ruas mais próximas, em dias de chuvas intensas.

“Outras equipes avançam pela BR-010 com o roço, capina e raspagem de terra. Medidas que ajudam a liberar a passagem do volume de água da chuva. O trabalho de remoção de entulho, de galhos de árvores que são cortados e deixados no chão, é outra ferramenta importante, pos evita que tudo isso seja levado pela água para dentro de galerias, rede de drenagem e até para os riachos” afirmou, lembrando que a SLP tem equipes atuando ao longo doa dia e à noite.

 

Monitoramento

Na manhã desta quarta-feira, 28, o Rio Tocantins apresentou nível de 3,90 metros acima de zero, enquanto a vazão da Hidrelétrica de Estreito é de 5.800m³/s. “Uma vazão e nível que não oferecem risco de atingir as casas nas áreas monitoradas. Não temos nenhuma família desabrigada e continuamos monitorando, atualizando esses dados três vezes ao dia. É um período em que as ações são intensificadas. Hoje fizemos visita, por exemplo, no bairro Ouro Verde, na região onde tem um morro, também sob monitoramento diário de nossas equipes”, disse o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »