MENU

12/12/2022 às 17h24min - Atualizada em 12/12/2022 às 17h24min

Centro Cultural Tatajuba lança festival com dança, música ao vivo, cinema e oficina de culinária

O Festival Tatajuba pela Arte acontece de 15 a 20 de dezembro, no Teatro Ferreira Gullar e no centro cultural, com entrada franca

Da Assessoria
Foto: Divulgação/Assessoria
 
Em 2022, o Centro Cultural Tatajuba deu início às suas atividades em Imperatriz, trazendo uma vasta programação cultural, com oferta gratuita de oficinas, mostras e exposições de arte. Para celebrar as realizações, o espaço promove de 15 a 20 de dezembro, o I Festival Tatajuba pela Arte, com atividades no centro cultural e também no Teatro Ferreira Gullar. Toda a programação é gratuita.

O centro cultural, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, atende semanalmente a mais de 290 crianças, jovens e adultos. Somente em 2022, foram realizadas 40 oficinas, quatro exposições e 34 sessões gratuitas de cinema. “É a realização de um sonho que o Centro Cultural Tatajuba possa ser como uma casa para tantas pessoas que se envolvem com nossas atividades e que possamos também contribuir para valorizar a cultura, a arte e os artistas da nossa Imperatriz”, comenta Solanda Steckelberg, idealizadora do centro cultural.  

Gecilene Barreto (48) e sua neta Luna Sophia (10) estão participando das atividades do centro cultural. “Consegui uma vaga para mim de dança contemporânea e no balé para a minha neta. Amei demais. Amo os professores, a direção, os funcionários, as aulas, sem explicação. A dança já faz parte da minha vida. Eu e minha neta estamos no Tatajuba, amando cada aula”, conta Gecilene. 

Festival Tatajuba pela Arte - A primeira atividade do Festival Tatajuba pela Arte valoriza a gastronomia regional. No dia 15 de dezembro, será inaugurada a Cozinha-Escola do Tatajuba, com uma oficina no modelo aula-show e degustação de cardápio especial de Natal, ministrada pelo Chef Kiko Lacerda, das 18h30 às 22h. Estão disponíveis 10 vagas para pessoas a partir de 18 anos. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 12 de dezembro. Para se inscrever, o interessado deve ir presencialmente na secretaria do centro. O resultado da seleção sai dia 13 de dezembro.

Em seguida, é dia de dança com aulão aberto de forró e show ao vivo com Erasmo Dibell. O evento acontece no dia 16 de dezembro, das 19h às 22h, no Centro Cultural Tatajuba, com entrada gratuita. 

O festival ainda realiza a Mostra de Danças Construindo Sonhos, resultado das oficinas de dança, no Teatro Ferreira Gullar, dia 17, com entrada liberada apenas para alunos do centro e familiares. Antes da Mostra, a partir das 16h30, será lançado um livro de poesias escrito nas Oficinas de Literatura, ministradas pela arte-educadora Lília Diniz, com os alunos de dança do Tatajuba e da Escola Municipal Cívico Militar Professor José Queiroz, do bairro Vila Vitória. A mostra também será apresentada no Tatajuba, nos dias 19 e 20 de dezembro, a partir das 19h30. A entrada é aberta ao público em geral, sem necessidade de ingresso.

Nos dias 19 e 20 de dezembro, será realizado o Cine Tatajuba com mostra dos curtas-metragens. As exibições contarão com acessibilidade e acontecem no galpão do centro cultural.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL TATAJUBA PELA ARTE
Dia 15 - Oficina de Culinária com Kiko Lacerda, das 18h30 às 22h, 10 vagas - Inscrições gratuitas na secretaria do Tatajuba, de 5 a 12 de dezembro.
Dia 16 - Forró do Tatajuba + Aulão Aberto + Música ao vivo com Erasmo Dibell, das 19h às 22h no Galpão do Tatajuba – aberta ao público
Dia 17 - Lançamento do Livreto “Sonhos”, às 16h30 no Teatro Ferreira Gullar

Mostra de Danças Construindo Sonhos 
Dia 17, no Teatro Ferreira Gullar, às 17h e às 19h30 – ingressos distribuídos aos alunos. 
Dias 19 e 20, no Galpão do Tatajuba – aberta ao público, às 19h30
Cine Tatajuba - Mostra de Curtas – aberta ao público
Dia 19
- Sessão Criança no Cinema, às 15h no Galpão do Tatajuba
- Sessão Raízes, às 19h no Galpão do Tatajuba
Dia 20
- Sessão Outros Olhares com Acessibilidade, às 15h no Galpão do Tatajuba
(Audiodescrição, Legendagem, Interpretação em Libras)
- Sessão Futuro, às 19h no Galpão do Tatajuba

SERVIÇO
O que: I Festival Tatajuba pela Arte
Quando: 15 a 20 de dezembro
Quanto: entrada e inscrições gratuitas
Onde: Tatajuba - Av. Getúlio Vargas,1665 - Centro, perto da Praça Brasil

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »