MENU

07/10/2022 às 19h05min - Atualizada em 07/10/2022 às 19h05min

Câmara Municipal aprova projeto propondo que música seja reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Imperatriz

Raimundo Primeiro
Vereador Alberto Sousa: “Carlinhos Veloz projetou Imperatriz nacionalmente por meio de ‘Imperador Tocantins’ - Foto: Divulgação
 
Durante a sessão ordinária de quarta-feira, 5 de outubro, foi aprovado, por unanimidade, pela Câmara Municipal, Projeto de Lei nº 30/2022, de autoria do vereador Alberto Sousa (PDT), propondo ao Governo Municipal que a música “Imperador Tocantins”, de autoria do cantor e compositor Carlinhos Veloz, seja reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural e Imaterial de Imperatriz.

Na justificativa, os vereadores destacam o talento de Carlinhos Veloz ter sido reconhecido outras vezes, inclusive por meio de honrarias concedidas pelos poderes Executivo e Legislativo municipal, “por levar o nome de nossa cidade, onde morou e teve inspirações, tornando Imperatriz conhecida no país, através da canção”, reforçam os parlamentares.

De acordo com o vereador Alberto Sousa, presidente da Casa de Leis, apesar do breve período que residiu em Imperatriz, Carlinhos Veloz conseguiu projetar-se, alavancar sua carreira, além de abrir espaços no cenário nacional para diversos artistas locais, nas mais distintas manifestações. “Artistas buscaram inspiração, do nascer ao pôr do sol, às margens do inspirador Tocantins [rio]”, complementa.

Os vereadores frisam sobre a trajetória exitosa de Carlinhos Veloz, natural de Recife, Pernambuco, chegando a Imperatriz em 1985, 133 anos após a fundação da então Povoação de Santa Teresa do Tocantins, hoje Imperatriz, pelo frei Carmelita Manuel Procópio do Coração de Maria, em 16 de julho de 1852.

NOMES CONSAGRADOS - “Imperador Tocantins” já foi interpretada por renomados artistas, entre os quais a maranhense Alcione, um dos ícones da Música Popular Brasileira (MPB).

Em nível local/regional, seus principais intérpretes são Erasmo Dibell e Neném Bragança, que, com sua voz grave e marcante, fez ecoar “Imperador Tocantins”, eclodindo um dos maiores sucessos da música local.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »