MENU

12/09/2022 às 22h27min - Atualizada em 12/09/2022 às 22h27min

Polícia prende 11 membros de facção em Augustinópolis

Objetivo da Operação ‘Absterge’ foi desarticular organização criminosa que tenta se instalar no Tocantins

Assessoria
Policiais cumpriram 18 mandatos durante a operação - Foto: Divulgação / PC Tocantins
 
Uma operação deflagrada contra uma organização criminosa do estado do Maranhão que vinham agindo em Augustinópolis, no Tocantins, prendeu 09 pessoas, sendo duas mulheres e sete homens com idades entre 19 e 34 anos, nesta segunda-feira (12).

Também foram apreendidos dois adolescentes infratores, ambos com 16 anos, por atos infracionais análogos a organização criminosa e associação para o tráfico, além de vários aparelhos celulares e drogas. Uma das mulheres ainda foi presa em flagrante por resistência à prisão.

Esta foi a segunda fase da operação ‘Absterge’, que teve o objetivo de dar cumprimento a 18 mandados judiciais de prisão preventiva e de busca e apreensão.

“Nesta segunda fase da operação, foram cumpridos 18 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar, sendo que mais 11 pessoas serão levadas à Justiça pela prática dos crimes de organização criminosa, associação para o tráfico de drogas e outras infrações penais”, explicou o delegado Jacson Wutke.

Como atuavam
Segundo o delegado Jacson, a organização criminosa é investigada pela Polícia Civil pelos crimes de tráfico de drogas, homicídio e tortura de integrantes de facções rivais.

“Normalmente, os atos eram gravados e divulgados pela própria organização criminosa nas redes sociais com objetivo de aterrorizar a população e reafirmar a sua suposta e autoproclamada autoridade no submundo do crime”, contou.

O delegado ainda destacou que a Polícia Civil não descarta a possibilidade da realização de uma nova fase da operação. “As investigações continuam e se, eventualmente, identificarmos que a organização criminosa busca meios de se manter ativa em Augustinópolis, certamente haverá uma terceira fase. E, em sendo o caso, uma quarta, quinta e quantas outras fases forem necessárias. A operação ‘Absterge’ só vai se encerrar quando cumprir a sua missão: extirpar integralmente essa facção criminosa de nossa cidade”, disse.  

Operação integrada
O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, acompanhou a 2ª fase da operação ‘Absterge’ in loco e ressaltou a importância da ação para o combate à criminalidade na região do Bico do Papagaio.

“É importante que a Segurança Pública possa dar uma pronta resposta às organizações criminosas que tentam criar raízes no extremo norte do estado para que a sociedade possa ter mais tranquilidade e paz.  A segunda fase da operação ‘Absterge’ reforça o comprometimento da Polícia Civil do Tocantins e das demais forças de segurança que, de forma unida e integrada, juntamente com o Ministério Público, se uniram mais uma vez para que a operação fosse exitosa e alcançasse os objetivos, fazendo com o que crime organizado não prospere na região”, destacou.

O promotor Paulo Sérgio Ferreira, titular da Comarca de Augustinópolis, destacou a relevância da operação para a manutenção da segurança e elogiou a harmonia das forças de segurança e do Ministério Público.

“A execução da operação foi uma grande demonstração do bom funcionamento do serviço público, no qual Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal, trabalhando em conjunto, realizaram uma operação que foi muito exitosa, pois todos os mandados judiciais foram cumpridos, demonstrando a integração das forças de segurança em defesa do cidadão”, frisou.

A operação também contou com o apoio do juiz da Comarca, Alan Ide Ribeiro da Silva, visto que os mandados de prisão foram deferidos em tempo célere, permitindo a deflagração da 1ª e 2ª fases da operação.

“O magistrado Alan Ide apoiou as ações da Polícia Civil por meio da expedição dos mandados judiciais que eram extremamente importantes, pois trata-se de organização criminosa de alta periculosidade. Assim, essa parceria com o Poder Judiciário nos permitiu cumprir com ainda mais celeridade nossa missão”, pontuou o delegado Jacson.

O delegado-regional Eduardo Morais Artiaga reforçou que os objetivos foram atingidos, com todos os alvos presos. Ele também frisou sobre a demonstração da união das forças de segurança no combate à criminalidade. “Os bons resultados demonstram que o estado está presente na região, fazendo um serviço de segurança pública ainda mais eficiente e que é um direito de todos”, destacou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »