MENU

31/08/2022 às 22h52min - Atualizada em 31/08/2022 às 22h52min

PF desarticula grupo criminoso especializado em tráfico internacional de drogas

Grupo criminoso utilizava empresas de beneficiamento de tripas de animais para a traficância

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR
Fotos: Divulgação/PF
 
Foz do Iguaçu/PR – A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (31/8) a Operação Tripa*, para desarticular grupo criminoso especializado no tráfico internacional de drogas.

  Cerca de 60 policiais federais cumpriram 19 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão preventiva nas cidades de Foz do Iguaçu/PR, Itaipulândia/PR, Medianeira/PR, São Miguel do Iguaçu/PR, Pato Bragado/PR e Sinop/MT.

  A investigação foi iniciada em maio de 2021, a partir de apreensões de cargas de maconha, oriundas do Paraguai e destinadas principalmente aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina.

Durante a investigação, verificou-se que o grupo criminoso estaria relacionado com, ao menos, cinco ocorrências de tráfico internacional de drogas.

Nessas ocorrências, foram presos 12 indivíduos e apreendidas pouco mais de 20 toneladas de maconha, além de caminhões utilizados para transporte das drogas e cerca de R$ 100 mil em espécie, dinheiro esse supostamente obtido com a venda de drogas.

Alguns investigados possuem empresas de beneficiamento de tripas animais na região oeste paranaense e supostamente se utilizam dessas empresas para exercer a traficância.

Além da prisão dos líderes do grupo criminoso, foram sequestrados dinheiro, veículos e imóveis dos investigados e de empresas em nome deles e em nome de “laranjas”, bens supostamente obtidos em razão das práticas criminosas ou utilizados para tráfico de drogas.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e de associação para o tráfico internacional. Se condenados, poderão receber penas de até 41 anos de prisão.

 *O nome da operação faz referência ao modo utilizado, pelo grupo criminoso, de transporte de grandes quantidades de maconha em meio a cargas de tripas animais, de modo a tentar ludibriar fiscalização das forças policiais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »