MENU

22/07/2022 às 19h21min - Atualizada em 22/07/2022 às 19h21min

Empreendedora baiana transforma produção caseira de orgânicos em agroindústria

A história de Paula Fernandes e sua família começa em um quintal no interior da Bahia, com produção caseira de alimentos orgânicos e muito esforço

Larissa Lago
Brasil 61
Foto: Divulgação/Sebrae
 
Desde a infância, a Paula Fernandes, de Lagoa Funda, Bahia, sempre ajudou os pais e irmãos na produção de alimentos orgânicos. Do quintal de casa saia o sustento da família, que vendia alimentos em feiras na cidade vizinha, Irecê.

Depois de anos de esforço, Paula conseguiu um certificado de agricultora agroecológica. Com a formação e uma visão empreendedora, apostou no processamento dos orgânicos que produzia. Em 2019, transformou o sustento da família em uma agroindústria - a Orgânicos do Quintal.

A empreendedora transforma os produtos primários de seu quintal em geleias, doces e temperos, de forma sistemática.

“Esse nome foi escolhido porque a gente começou em um quintal de 100 m². E aí ampliamos para uma unidade produtiva do meu pai e da minha mãe. Perfuramos dois poços [de água]. Já podemos acessar o Pronaf Mais Alimentos e, mais recentemente, investimos numa agroindústria.”

Paula buscou apoio do Sebrae para consolidar a Orgânicos do Quintal no mercado. Através de consultorias, ela conheceu possíveis clientes e modernizou o negócio, com investimento em novas embalagens e divulgação.

“Produzir e comercializar nunca foi muito fácil. O Sebrae fez esse apoio aqui, na Orgânicos do Quintal, na agroindústria. Hoje, produzimos toneladas de alimentos, tanto na unidade produtiva vegetal, quanto na agroindústria, que processa extrato de tomate, geleias, doces, conservas, temperos, ervas desidratadas. Tem um leque grande de produtos.”

Atualmente, oito pessoas trabalham diretamente na Orgânicos do Quintal. indiretamente, mais de 200 famílias da região são beneficiadas. Por enquanto, as vendas são feitas por meio das redes sociais e em feiras de produtos orgânicos.

Para o futuro, Paula quer trabalhar para garantir a estabilidade financeira do negócio.

O Sebrae apoia pequenos negócios como o de Paula. São pessoas que trabalham e realizam, movimentando a economia e transformando a história de milhares de brasileiros. Sebrae, há 50 anos ao lado de quem fez história ontem, constrói o hoje e cria o futuro todos os dias.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »