MENU

12/07/2022 às 20h07min - Atualizada em 12/07/2022 às 20h07min

Professora Joana Darc é empossada na presidência do Rotary Club Imperatriz

Raimundo Primeiro
Maria Ivanilde passa o cargo para Joana Darc: “estimular o engajamento” - Foto: Raimundo Primeiro
 
Na noite da última quarta-feira, 6 de julho, o Rotary Club Imperatriz (RCI) realizou reunião festiva para a solenidade de posse da nova presidente, professora Joana Darc Medeiros de Morais, além dos conselhos diretores para o Ano Rotário 2022/2023, cujo lema é “Imagine Rotary”.

Joana Darc recebeu o cargo das mãos da também professora Maria Ivanilde Oliveira Santos, presidente do RCI 2021/2022, com emocionado discurso de despedida, agradecendo o apoio que recebeu dos companheiros rotarianos durante a sua gestão.

Joana Darc discorreu sobre o trabalho desenvolvido pelo Rotary, enfatizando a presença da mulher na Instituição, frisando sobre o papel desempenhado por seu antecessor, também uma mulher.
Informou, a propósito, que, após 117 anos de sua fundação, o Rotary International será presidido por uma mulher, a canadense Jennifer Jones. 

Além da família rotariana, o evento reuniu familiares e convidados, numa noite marcada pela apresentação do instrumentista e cantor Chico Martan, mostrando o melhor da Música Popular Brasileira (MPB). O jantar do evento, ficou sob o comando de dona Aparecida. 

À reportagem de O PROGRESSO, Maria Ivanilde lembrou do lema do Ano Rotário 2021/2022: “Servir para Transformar Vidas”, ressaltando ter sido esta a proposta, ao longo de sua gestão, ainda com reflexos da pandemia do novo coronavírus.

“Realizamos reuniões de trabalho e festivas, procurando manter a paz e o companheirismo”, disse, acrescentando não ter sido possível cumprir todas as metas.

BALANÇO – “Fomos parceiros da Vila João 23, participando e colaborando com o ‘Dia da Alegria’, comprando próteses para dois internos. Também fizemos doação de alimentos, em parceria com o Rotary Club Imperatriz-Entroncamento, para ribeirinhos atingidos pela cheia do rio Tocantins, através do Projeto ‘SOS Maranhão’, do Distrito 4490, frisou. 

“Doamos, ainda, produtos alimentícios para a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos e Mudos Professor Telasco Pereira Filho; para o projeto de assistência a usuários de drogas, desenvolvido pelo padre Elisvaldo. Com recursos provenientes do ‘Ação do Bem’, projeto realizado pelo Distrito 4490, adquirimos – e doamos – instrumentos musicais para o Projeto de Música para surdos, da Escola Bilíngue para Surdos. Enfim, fizemos o que propôs o lema ‘Servir para Transformar Vidas’”, complementou Maria Ivanilde, fazendo um balanço de sua gestão à frente do RCI.

Por sua vez, Joana Darc diz que o novo Ano Rotário se inicia com muita expectativa de retomada das ações que deixaram de acontecer, nos dois últimos anos, em razão da pandemia de covid-19.

“O lema do Ano Rotário – ‘Imagine Rotary’ – nos inspiram a imaginar ideias inovadoras, para criar projetos e desenvolver ações em prol de um mundo melhor, com a convicção de que podemos fazer a diferença”.

A O PROGRESSO, Joana Darc adianta: “precisamos estimular o engajamento e o empenho de todos os associados, criando experiências de clube que sejam acolhedoras, inclusivas e agradáveis para todos, seguindo as diretrizes da presidente do RI [Rotary International], Jennifer Jones, pois devemos cuidar da saúde da organização. E pesquisas revelam que, cuidar dos associados, é a mais poderosa ferramenta de motivação para mantê-los engajados nos clubes”.

Concluindo, Joana Darc afirma: “vamos imaginar estratégias para dar mais visibilidade ao Rotary e atrair novos rotarianos, com novas ideias, com o ideal de servir ao próximo, para que possamos desenvolver projetos de mais impacto e mais transformação na vida das comunidades. Vamos imaginar o Rotary todos os dias, sabendo que sempre podemos fazer a diferença”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »