MENU

23/05/2022 às 19h43min - Atualizada em 23/05/2022 às 19h43min

Estado realiza mais de 56 mil agendamentos via WhatsApp do Disque Saúde

Benaya Ewerton - Secom
Foto: Ilano Lima
 
Desde que iniciou o agendamento de consultas e exames também pelo canal de WhatsApp, o Disque Saúde, serviço oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), já realizou 56.428 agendamentos, entre consultas e exames, através da nova plataforma. Desde o dia 18 de abril, o número (98) 3190-9091 também passou a funcionar através do aplicativo de mensagem para agendamento, cancelamento e informações sobre consultas e exames.

A coordenadora da Central Integrada de Regulação Ambulatorial do Maranhão (CIRAM-SES), Mércia Lima, destaca que o acréscimo do novo canal veio para facilitar o acesso aos atendimentos em saúde na rede pública estadual. “A ferramenta vem facilitando bastante a interação com os usuários, além de proporcionar a eles uma assertividade em relação à marcação e mais comodidade. Estamos ampliando o número de operadores para atender ao público o mais rápido possível”, afirma a coordenadora Mércia Lima.

Entre os agendamentos mais procurados estão as especialidades de Cardiologia, Neurologia, Endocrinologia e Ginecologia. Já as especialidades de Mastologia, Urologia e Proctologia estão entre as especialidades que possuem menos demanda de agendamento.

A operadora de caixa Jercira Pereira Lima Araújo, de 35 anos, marcou através do aplicativo uma consulta com o mastologista para ela, uma ultrassonografia para o marido e está aguardando a marcação de uma consulta ginecológica. 

“Eu gostei bastante dessa nova ferramenta para a marcação de consultas, pois, quando ligamos, gastamos nosso crédito. Pelo WhatsApp, enviamos e, em pouco tempo, já estamos recebendo a resposta, se não tiver vaga naquele momento, já ficamos na espera. Gostei muito mesmo, economizou muito o meu tempo e eu já indiquei para várias amigas”, comenta. 

Para o agendamento, o usuário deve informar número do RG ou CPF, Cartão do SUS, além de ter o encaminhamento/requisição para o serviço que deseja assistência ou a autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC). O atendimento ao público através do aplicativo está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O serviço faz agendamento para todas as especialidades disponíveis na rede estadual de saúde, bem como exames e procedimentos que já são agendados por telefone através do Disque Saúde, (98) 3190-9091, unidades do Viva Procon, aplicativo ou site do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA). O canal de WhatsApp também está disponível para cancelamento de consultas, iniciativa que tem como objetivo evitar que as vagas antes ocupadas pelos desistentes fiquem ociosas, permitindo que outras pessoas possam ter acesso à assistência com a liberação da vaga.  

Para solicitar o cancelamento, o paciente pode usar o mesmo número utilizado para agendamentos, no período de até 24 horas antes do atendimento, informando o Código de Solicitação e/ou Cartão do SUS, bem como o motivo do cancelamento. O atendimento ao público para este serviço também está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »