MENU

14/03/2022 às 19h13min - Atualizada em 14/03/2022 às 19h13min

Com alerta para prevenção ao câncer do colo uterino, SESI realiza programação especial para mulheres em Imperatriz

No mês destinado às mulheres, SESI Imperatriz realizou diversas atividades voltadas à saúde da mulher

Da Redação - Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação
 
Com direito a massagem relaxante, circuito saúde, coleta para exame de preventivo ginecológico, avaliação bucal, aulão de dança, sorteio de brindes e bate-papo sobre a importância da prevenção ao câncer de colo de útero, mulheres participaram de programação especial realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI/MA), em alusão ao março lilás e ao mês da Mulher, em Imperatriz.  

 Dedicado à conscientização sobre o câncer de colo do útero, o mês de março traz, com a cor lilás, a importância do enfrentamento à doença que, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), é a terceira mais comum entre as mulheres brasileiras. O alerta também acende quando especialistas apontam que a enfermidade é a quarta causa de morte de mulheres por câncer em todo o Brasil. 

 Durante a palestra a enfermeira do SESI, Vanessa Reis, falou sobre os fatores de risco, causas e prevenções do colo uterino. “O câncer de colo de útero pode ser detectado facilmente nos exames preventivos. Se diagnosticados precocemente são curáveis na quase totalidade dos casos, portanto, além da vergonha é preciso deixar de lado outro sentimento comum: o medo de procurar ajuda médica e realizar periodicamente os exames”, ressaltou. 

 Participaram da ação colaboradoras das indústrias da região, bem como mães de alunos da rede SESI de Ensino e colaboradoras do Sistema S. “É um momento importante em que paramos para avaliar como estamos tratando de nossa saúde e uma oportunidade de buscarmos mais conhecimento e informação, além de interagimos e nos socializarmos”, pontua a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar. 

 Além de trazer bastante informação, a iniciativa visou ainda proporcionar um momento de cuidado e elevação da autoestima das mulheres que aprovaram a programação. Colaboradora de uma indústria de brindes e fardamento, Ana Paula, destacou a relevância do evento. “É bom demais contar com momentos como esse que nos proporcionam não só conhecimento, mas diversão e autocuidado com nós mesmas”.  

 A colaboradora da FIEMA, Maria Farias, também aprovou a iniciativa. “O evento foi muito esclarecedor e a programação muito bem pensada ao atuar tanto na forma de falar e, também, por trazer atividades voltadas para a saúde como um todo”. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »