MENU

17/02/2022 às 19h28min - Atualizada em 17/02/2022 às 19h28min

Morre Dona Maria de Lourdes Freitas

Mãe do ex-deputado Freitas Filho e do ex-vereador Adhemar Freitas, ela deixa um legado de “muito trabalho em prol do Município, ajudando o esposo, o comerciante Francisco Alves Freitas

Raimundo Primeiro
Dona Maria de Lourdes Félix Menezes Freitas morreu de causas naturais - Fotos: Divulgação
 
Imperatriz perde uma de suas moradoras mais antigas. Trata-se de Maria de Lourdes Félix Menezes Freitas, matriarca da Família Freitas, falecida às 18h desta quarta-feira, aos 108 anos, no Hospital da Unimed, de causas naturais, conforme informou a família.

Durante os trabalhos legislativos da manhã desta quinta-feira, 17, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alberto Sousa, manifestou votos de pesar aos familiares, destacando a importância da Família Freitas no âmbito do processo de desenvolvimento da cidade, prestando relevantes serviços aos diversos setores.

Após um minuto de silêncio, os vereadores e colaboradores do Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa, manifestaram solidariedade ao vereador Adhemar Freitas Júnior, neto de dona Maria de Lourdes Freitas, mãe do ex-vereador Adhemar Freitas, ex-presidente da Câmara Municipal de Imperatriz.

Da Tribuna Freitas Filho, nome dado a um dos filhos de dona Maria de Lourdes Freitas, o empresário, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, Francisco Alves Freitas Filho, mais conhecido por Freitas Filho, filiado ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro). 

Natural de Presidente Dutra (MA), Maria de Lourdes Freitas chegou a Imperatriz em 1944. Casada com o empresário Francisco Alves de Freitas, era dona de casa. Teve efetiva participação familiar, ajudando o esposo em todas as suas atividades. “Ajudou o nosso avô durante toda a vida”, afirmou à reportagem de O PROGRESSO, o vereador Adhemar Freitas Júnior.

Dona Maria de Lourdes Freitas teve três filhos – Maria do Amparo Freitas Alencar, Francisco Freitas Filho e Adhemar Alves de Freitas. 

Dona Maria de Lourdes Freitas deixa 7 netos e 14 bisnetos.

O corpo foi enterrado no Cemitério São João Batista, na manhã desta quinta-feira, onde estão sepultados o esposo, Francisco Freitas, e o filho, o ex-deputado Freitas Filho.

O QUE DISSERAM 
“Amparo, hoje, é o dia mais dolorido, essa separação, de 108 anos, de dona Lourdes, cheia de dignidade. Viveu sua vida pautada pelo amor e dedicação aos filhos, a família, aos amigos e a cidade de Imperatriz”, comentou a colunista social Teresa Eugênia.

Segundo Teresa Eugênia, “a história registra essa matriarca, que muito ajudou no desenvolvimento de imperatriz, com seu esposo, in memória Francisco Freitas. Uma família respeitada e tradicional na grande Imperatriz. Dona Lourdes partiu, mas deixou pavimentada a história e a estrada para filhos e netos. Dona Lourdes, descanse em paz sua passagem coroada de luz, boas ações e lembranças, que serão eternizadas. Meu abraço fraterno e carinhoso”.

“Vai me dar saudade quando passar para a Academia e não ver ela a sua porta, igualzinha minha mãe, Martinha. Meus sentimentos a Família Freitas, de quem me considero amigo”, disse o jornalista e escritor Domingos Cézar, membro da Academia Imperatrizense de Letras (AIL).

“Meus sentimentos a todos familiares e amigos”. Dorlice Souza Andrade, professora.

“Está no céu, com Jesus, cumpriu suas obrigações aqui na terra, com muita responsabilidade. Uma mãe exemplar e virtuosa. Meus pêsames para toda a família. Descanse em paz”. Francisca Dominices, professora.

“Meus sentimentos à família enlutada”. Nilton Novais.

“Uma mãe e uma esposa exemplares, com uma bela missão cumprida. Soube criar e educar os filhos, ou seja, cumpriu bem a sua função, tendo forte participação em nossa história, ajudando o esposo no seu dia a dia”, comentou o empresário Francisco da Silva Almeida, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz (CDL).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »