MENU

26/09/2020 às 00h00min - Atualizada em 26/09/2020 às 00h00min

AIL realiza solenidade em homenagem a Sálvio Dino

A cerimônia do descenso emocionou seus confrades e confreiras

​Domingos Cezar
Iolete Dino recebe na cerimônia do descenso o quadro do marido - Fotos: Zeca Tocantins
Academia Imperatrizense de Letras – AIL realizou na noite de quinta-feira (24) uma reunião solene para homenagear o acadêmico Sálvio Dino, que faleceu no último dia 24 de agosto, em São Luís. A sessão solene contou com poucas presenças, em vista a pandemia do coronavírus.

Na denominada cerimônia do descenso, o quadro do acadêmico foi retirado e entregue à viúva, Iolete Dino, que se fazia acompanhar da nora Fernanda Dino. O acadêmico Luiz Carlos Porto, secretário de Estado Extraordinário da Região Tocantina, representou o governador Flávio Dino.

Ao abrir a reunião, o mestre de cerimônia, acadêmico Agostinho Noleto lembrou que, “estamos aqui para celebrar a vida de Sálvio Dino um dos fundadores da Academia”. Para o presidente Raimundo Trajano Neto, “Sálvio Dino era um confrade querido e amado por todos nós”.

Em seu pronunciamento, o presidente Trajano Neto revelou aos presentes que, quando o prédio da Academia de Letras for restaurado será rebatizado com o nome Paço da Cultura Sálvio Dino. “Será a mais justa homenagem a este confrade dedicado à cultura de nosso Maranhão”.

Todos os acadêmicos presentes apresentaram um emocionante e justo jogral em homenagem a Sálvio Dino. “Pelo homem de letras que se distinguiu ao longo da vida, tornando-se ícone cultural de Imperatriz; pela fundação da Academia Imperatrizense de Letras – cadeira 02 – patronato de Parsondas de Carvalho.

Pelo nobre intelectual que se destacava entre amigos e admiradores do seu elevado cabedal de princípios e valores morais; pela produção literária que deixou como escritor, poeta, memorialista e grande divulgador da cultura sertaneja”. E todos encerraram com a frase: “A Academia declara a imortalidade literária de Sálvio Dino”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »