MENU

10/01/2022 às 20h00min - Atualizada em 10/01/2022 às 20h00min

Equatorial realiza ações de segurança com energia elétrica que podem salvar vidas

Acidentes com eletricidade no período chuvoso, muitas vezes, são fatais.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
Quedas de árvores podem causar danos a rede de distribuição elétrica, como quebras de postes e rompimento de cabos - Foto: Divulgação
 
Todo o Maranhão está em alerta devido às fortes chuvas nos últimos dias, que vem causando danos em vários municípios. Alguns locais já sofrem com alagamentos e as consequências dos estragos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também já informou a previsão de mais chuvas em todo o estado. Com esse cenário e a grande incidência de ventanias e descargas atmosféricas, é preciso ter atenção dobrada, principalmente contra os perigos com a energia elétrica. Além disso, quedas de árvores e as pistas molhadas, podem causar danos a rede de distribuição elétrica, como quebras de postes e rompimento de cabos. 

 “Acidentes com eletricidade no período chuvoso, muitas vezes, são fatais, pois chuva e energia elétrica não combinam! Por isso, os cuidados com eletricidade devem ser redobrados nessa época, seja em casa ou na rua”, alerta Jeová Xavier Rodrigues Palheta Júnior, Executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão. O especialista traz ainda algumas medidas de segurança para evitar acidentes com choques elétricos, curtos-circuitos e quebra de postes.  

Quando a chuva vier com raios e trovões, retire imediatamente das tomadas equipamentos como televisão, som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros. Mas fique atento, ao fazer isso, é importante que esteja usando calçados com solados isolantes (de borracha); 

Se perceber que as paredes de casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas no local, pois a umidade pode gerar danos às instalações elétricas, causando defeitos nos equipamentos. 

Durante as chuvas, deve-se evitar a manutenção em telhados e cercas elétricas devido ao risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios). Também não se deve fazer manutenção em equipamentos elétricos ligados à tomada devido ao risco de choque elétrico; 

Se estiver na rua, não fique em áreas como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo. 

Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. O ideal é isolar o local e ligar imediatamente para Central de Atendimento pelo número 116 e para o Corpo de Bombeiros da cidade. 

·Em casos de alagamento, procure um local, longe de postes e árvores, e espere o nível da água baixar. Mas, se notar que o carro está sendo arrastado pela água, abandone o veículo e procure um local seguro. Por segurança e após avaliação técnica em áreas alagadas, às vezes, é necessário fazer o desligamento da energia, com o propósito de evitar acidentes envolvendo rede elétrica. Logo que o nível da água baixar, a energia voltará a ser religada com segurança para todos. 

“Outro alerta importante é sobre acidentes com quebra de postes, que podem trazer graves transtornos para a população. Além de ser perigoso para o condutor do veículo, a ocorrência pode acontecer em áreas onde tem imóveis que prestam serviços essenciais, como hospitais, postos de saúde, delegacias, clínicas, lotéricas e para as pessoas que moram na área desse acidente. Por isso, é preciso ficar atento ao volante e dirigir com cautela, praticando a direção defensiva”, reforça Jeová Júnior. 

Nos últimos meses, a Equatorial Maranhão vem realizando uma série de ações preventivas para diminuir a incidência de falta de energia nesse período. São mutirões de podas de vegetação, substituição de postes, instalações de espaçadores e mapeamento de pontos de melhoria.  

 A Distribuidora orienta que em situações de ocorrência, as pessoas devem entrar em contato com os canais de atendimento. Dessa forma, uma equipe será acionada para resolver o caso em menor tempo possível. E mesmo que algum dos vizinhos já tenha registrado a ocorrência, é fundamental que outros também registrem por meio da Central 116 ou enviar mensagem para a assistente virtual Clara, por meio do WhatsApp (98) 2055 0116, quando houver falta de energia.  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...