MENU

26/11/2021 às 19h57min - Atualizada em 26/11/2021 às 19h57min

Seminário sobre Educação Alimentar nas Escolas é realizado em Imperatriz

O evento contou a participação de dezenas de professores da Regional de Imperatriz

Carlos Leen
UEMASUL
Foto: Educação
 
Durante esta quinta-feira (25) foi realizada no auditório da UEMASUL, em Imperatriz, uma capacitação em formato de seminário cujo objetivo foi a educação alimentar e nutricional nas escolas. O debate serviu de instrumento norteador para os professores da rede pública estadual de ensino inserirem o tema da nutrição no âmbito escolar, com enfoque didático de forma sistematizada e à luz do conhecimento atual.

Preenchendo uma lacuna na escassez de materiais orientativos institucionais com esse tema, o CONSEA (Conselho Estadual de Segurança Alimentar) realizou o evento em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES) e a Unidade Regional da Educação de Imperatriz (UREI).

Para a professora Edilene Sampaio (SEDES), a capacitação com este tema veio em boa hora. Ela avalia que a participação dos professores foi excelente tendo em visto que o empoderamento e a importância da educação alimentar e nutricional, precisavam deste tratamento transversal. “Vieram professores de diversas partes, todos vinculados a URE de Imperatriz e a percepção que temos aqui é de que o entusiasmo tomou conta de todos”, avalia.

Durante todo dia houveram palestras e oficinas cujo cerne coincidiam com a utilização do “Caderno Administrativo e Pedagógico de Educação Alimentar e Nutricional” e a questão “Como trabalhar a educação alimentar de modo transversal¿”
Pela manhã a Profa. Tereza Frota, da Universidade Federal do Maranhão, palestrou acerca do tema “A importância da Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas: por que e como fazer¿”. Após, subiu a mesa o Prof. Luís Câmara (ESCOLA AMBIENTAL – SEDUC), que discorreu acerca da utilização do Caderno Nutricional.

A tarde foi realizada as oficinas cujo objetivo foi o empoderamento dos professores no tema “Nutrição” e o modo transversal e multidisciplinar para tratar a questão alimentar nas escolas.

Caderno Pedagógico
O “Caderno Administrativo e Pedagógico de Educação Alimentar” debatido durante todo o evento foi elaborado pelo GT (grupo de trabalho) da CAISAN (Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar) com parcerias com a UFMA, SEDES, SEDUC, Secretária de Estado da Saúde. É um importante documento elaborado a várias mãos e que agora está em poder dos Professores da Rede Estadual de Educação. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »