MENU

26/09/2021 às 00h00min - Atualizada em 26/09/2021 às 00h00min

Livros & Leitura

Leia e comente.

Da Redação
GB Edições

Lula – Volume 1

Para além de juízos ou paixões, Lula está entre as maiores figuras políticas da história brasileira. Único presidente do país com origens operárias, e campo magnético de um partido profundamente original em suas raízes, exerceu o poder carismático e a influência de modo mais duradouro que qualquer outro homem público no período republicano, salvo talvez Getúlio Vargas - com quem também compartilha a virulência dos adversários. Desde 2011, Fernando Morais ganhou acesso direto, franco e frequente a Lula. A essas dezenas de horas de depoimentos, somou o faro de repórter e a prosa cativante para compor projeto biográfico que traz um painel do personagem em toda sua grandeza e complexidade. Em narrativa que faz uso de recuos e avanços cronológicos para manter um ritmo eletrizante, neste primeiro volume Morais vai da infância de Lula até o anulamento de suas condenações, em 2021 – passando pelo novo sindicalismo, as greves do ABC, a fundação do PT e a primeira campanha eleitoral. Com 416 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.
 

Revoltas Escravas no Brasil

Em 1888, a vitória da causa abolicionista, materializada por uma lei imperial, ajudou a propalar a mitologia histórica de que a libertação dos escravizados ocorreu sem lutas e derramamento de sangue. Os ensaios reunidos por João José Reis e Flávio dos Santos Gomes neste livro comprovam justamente o contrário. Embora a história dos quilombos já possua bibliografia ampla e bem estabelecida, as revoltas e conspirações nas senzalas, modalidade mais aguda e violenta da resistência negra, têm sido menos estudadas e compreendidas. Até a abolição, milhares de cativos e cativas se irmanaram para protestar e, na maior parte dos casos, resistir violentamente contra a tirania escravista. Reunião de ensaios que abordam os principais levantes e conspirações que solaparam o regime escravagista, “Revoltas Escravas no Brasil” procura compreender as origens e anseios dos heroicos personagens que arriscaram a vida para resistir à opressão. Com 672 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.
 

A Arte de Agradar

Querer agradar aos outros pode parecer um traço de personalidade atencioso ou gentil, mas não é bem assim. A realidade é que esse hábito vem de um desejo de controlar as reações das pessoas e evitar o desconforto que o desagrado delas provoca em nós. No entanto, como efeito colateral, podemos acabar causando ainda mais desconforto em nós mesmos, além de baixa autoestima e autoabandono. “A Arte de Se Agradar” ajuda o leitor a se reconectar com seu verdadeiro eu e a aprender que o objetivo de agradar a si mesmo não é se importar menos com os outros, mas se importar melhor. Ao longo destas páginas, o leitor vai descobrir como aceitar o julgamento em vez de evitá-lo e como se sentir melhor quando não conseguir agradar a alguém. Este livro vai te ensinar a ser você. Em “A Arte de Se Agradar”, a psicóloga Emma Reed Turrell mostra como se libertar do agradador que existe em você e ensina como se recuperar da rejeição, em vez de temê-la – para vivermos de maneira mais autêntica e empática. Com 264 páginas o livro é da Editora Fontanar.
 

Até o Fim do Tempo

Em “Até o Fim do Tempo”, o físico Brian Greene parte do fato de que nós somos as únicas criaturas com consciência de nossa finitude – e de que o universo também vai morrer um dia – para reconstituir o percurso que abrange a criação e o fim do cosmos. Combinando uma série de histórias que explicam e conectam diversas camadas da nossa realidade, o que há de mais recente nas pesquisas científicas e a verve narrativa dos melhores escritores, o autor constrói uma análise formidável sobre como nos tornamos o que somos hoje, onde estamos agora e para onde estamos indo. Das partículas aos planetas, da consciência à criatividade, da matéria ao sentido, este livro oferece uma nova perspectiva a respeito do que significa ser humano, que nos permite compreender e apreciar nosso momento fugaz, mas absolutamente inesquecível, no universo. Com 448 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...