MENU

30/12/2020

CUÍCA DE COLETE

Cuíca-de-colete está restrita a Rondônia

Divulgação/Agência Brasil
cuíca de colete
Caluromysiops Irrupta
Mamífero
Criticamente ameaçado e provavelmente extinto

A cuíca de colete tem apenas uma ocorrência no Brasil, em Rondônia, em uma área bastante degradada. Esforços de coleta têm sido realizados no Acre e áreas fronteiriças do Amazonas, bem como resgates de fauna em áreas de inundação e supressão de vegetação em Rondônia, sem obter registros da espécie. O estado de Rondônia é proporcionalmente o mais desmatado da Amazônia brasileira. A suspeita é que a população de cuíca-de-colete no Brasil está isolada.

A cuíca-de-colete é um marsupial noturno, que se alimenta de plantas, e que, na estação seca se alimente de néctar, mas também inclui frutos. Está sujeita a entrar na lista de extinção regionalmente caso não seja implementado um programa de conservação.

De acordo com pesquisadores, a explicação está nas alterações ambientais, como processos de fragmentação e destruição de habitats. “É o caso de espécies extremamente raras como cuíca-de-colete (Caluromysiops irrupta) , cuja densidade populacional no ambiente é estimada em valores menores que 30 indivíduos”.

 
Link
Relacionadas »
Comentários »
Loading...