MENU

25/12/2022 às 00h00min - Atualizada em 25/12/2022 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere se manter no anonimato. Siga-o, prepare suas receitas e...

GB Edições


Bolacha de Mel de Natal é uma iguaria tradicional desta época do ano. Faz a alegria principalmente das crianças e é um bonito presente!

Ingredientes: 70 gramas de mel; 50 gramas de açúcar; 60 gramas de manteiga sem sal amolecida; 1 pitada de sal; 1 ovo; 1 colher (chá) de essência de baunilha; 1 colher (café) de canela em pó; 200 gramas de farinha de trigo; 1 colher (chá) de fermento químico em pó. Preparo: Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar. Bata até obter um creme. Junte o ovo e a baunilha. Continue batendo. Acrescente o mel e bata novamente. Acrescente os ingredientes secos peneirados juntos. Bata na batedeira e depois amasse com as mãos até obter massa lisa e compacta. Faça uma bola com a massa, enrole em filme plástico e reserve na geladeira durante 1 hora. Após o tempo de descanso na geladeira, abra a massa com o auxílio de um rolo até ficar com 10 mm espessura. Corte as bolachas usando cortadores com motivos natalinos. Coloque as bolachas em um tabuleiro forrado com papel manteiga e asse em forno pré-aquecido (180º) durante 10 minutos ou até ficarem ligeiramente dourados. Aguarde esfriar um pouco para retirar do tabuleiro. Dica: Se quiser, pincele com glacê feito com 1 clara de ovo; 1 1/3 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado; 1 colher (chá) de suco de limão. Bata a clara até espumar. Junte o açúcar e o suco de limão. Bata até incorporar. Bata vigorosamente durante 2 minutos até formar creme consistente. A seguir, passe nas bolachas e espere secar para embalar. As bolachas também podem ser cobertas com chocolate derretido em banho-maria.
 

Palmiers Natalinos é um prato delicado e de sabor marcante. Ideal para o café da manhã de Natal

Ingredientes: 200 gramas de massa folhada pronta; 150 gramas de açúcar cristal. Preparo: Preaqueça o forno a 180ºC. Forre o fundo de três assadeiras grandes com papel-manteiga. Reserve. Abra a massa no formato de um retângulo de 60cm x 30cm, com 0,4 cm de espessura. Polvilhe com uma parte do açúcar cristal. No sentido do comprimento, dobre as duas laterais na metade até que se encontrem no centro, deixando 1 cm de espaço entre elas. Pincele com um pouco de água, polvilhe com mais uma parte do açúcar e faça mais uma dobra das laterais para o centro. Não pressione demais. Repita a mesma operação por mais uma vez. Com uma faca afiada, corte a massa em fatias, formando os Palmiers. Polvilhe com açúcar cristal, transfira para a assadeira preparada e leve ao forno preaquecido para assar durante 15 minutos, ou até que estejam dourados. Retire do forno e espere esfriar antes de servir.

Lombo com Creme de Milho

Ingredientes: 1 lombo de aproximadamente 1 ½ quilos, cortado em bifes finos; 3 colheres (sopa) de suco de limão; 1 xícara (chá) de amido de milho; sal e pimenta-do-reino a gosto; óleo para fritar. Creme: 2 latas de milho verde; 2 xícaras (chá) de leite; ½ xícara (chá) de amido de milho; 3 colheres (sopa) de óleo; 1 cebola média ralada; 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina. Preparo: Tempere o lombo com suco de limão, sal e pimenta. Deixe marinar durante 2 horas. Passe os bifes de lombo no amido de milho e frite em óleo, até ficar dourado por igual. Reserve numa fôrma refratária. Bata o milho no liquidificador (reserve ½ xícara de milho em grãos) com 1 xícara (chá) de água. Passe a mistura batida numa peneira usando mais 1 ½ xícara (chá) de água para “lavar a peneira”. Frite a cebola em óleo, junte o milho batido e aguarde levantar fervura. Acrescente o leite misturado com o amido de milho e cozinhe mexendo sempre até engrossar. Misture o milho em grãos reservado. Coloque sobre o lombo frito. Espalhe pedacinhos de manteiga ou margarina e leve ao forno médio por 15 minutos. Sirva a seguir. 

Manjar de Coco com Calda de Pitanga

Ingredientes: 1 xícara (chá) de coco fresco ralado; 300 ml de leite de coco; 2 xícaras (chá) de leite; 1 lata de leite condensado; 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco; ½ xícara (chá) de amido de milho. Preparo: Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Transfira para uma forma de buraco no meio levemente untada com óleo e passada na água fria. Quando esfriar, leve à geladeira até o dia seguinte. Calda: 400 gramas de polpa de pitanga congelada; 4 colheres (sopa) de açúcar; ½ xícara (chá) de água; ½ colher (sopa) de fécula de batata. Preparo: Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre até ferver. Conserve em geladeira. Desenforme o manjar, cubra com a calda de pitanga e sirva a seguir.

 

Link
Leia Também »
Comentários »