MENU

06/08/2022 às 00h00min - Atualizada em 06/08/2022 às 00h00min

DESVALORIZAÇÃO DO PATRIOTISMO?

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

 
Não!...

Tenha calma, nobre hermenêutica do direito.

Pelo visto, estais tendenciosa ao divisionismo como clássico da política afogueada de antipatriotismo?

Os brasileiros e brasileiras não merecem isso meritíssima...

Digníssima! Com essa acepção, moverá dos túmulos o compositor e maestro Francisco Manuel da Silva, autor do hino brasileiro, desde 1830... as cores do “pendão da esperança” de que foram pintadas pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, em 1822.

Historiando os dados do contexto entre a composição do hino brasileiro há mais de 192 anos e pintura do pavilhão há 200 anos, nunca foram questionados quanto suas desvalorizações e de suas [insígnias] ao longo do tempo.

E, olhe! O Brasil tem enfrentado perigosíssimo processo de extinção do sentimento patriótico!...

Quando é agora, em que se endereça para estimular e comover o valor petrificado com a pátria nação e cidadania...vem à danosa atitude de proibição da [auriflama] exposta como afinidade de amor pelo Brasil...
   
É notório, pelo visto, está faltando sapiência para buscar conhecimento subjetivo e lucidez sobre a Lei Maior do país - [Constituição] - diante de um oceano literário cheio de pontos de [??]...

A bem da verdade [patriotismo] é sentimento que acontece em todo tipo de individuo predisposto a amar a causa da pátria; predominantemente, neste caso, de verde, amarelo, azul e branco.

Descortinando para o mundo em que cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis políticos e sociais.

Bruscamente estão querendo esgaravatar essa transformação da sociedade através da ação e ranço da política partidária.

Por que a militância ideológica vigente chamada de ativismo de não concordar com as inclinações da pátria? Até quando? Ou são pessoas despojados de propostas do bem-estar social e civilidade?...

Contudo, dar entender que a preconização hermenêutica da causa suscitada, ambrem para qualquer tipo de manifestações, sejam elas, religiosa, educacional, esportiva, governamentais... enfim, causa arrepio com apologia do pensamento da arbitragem.

E mais: estende-se ainda que o julgamento de casos e decisão conflitos de interesse de pessoas físicas, partidos, empresa e do próprio poder público...  de que posso tudo!

A interpretação é muito dolorosa e antipática. Sobretudo do conforto ao verde exclusivo da flora brasileira. Não vamos admitir que esta construção histórica, milenar, seja deteriorada para satisfazer egos sem pátria e sem cor.  

Contrabalançando o vaco do paradoxo incitado. Desafia a opinião costumeira de uma população mais de 220 milhões de brasileiros... uníssono...dizendo: “queremos liberdade e respeito”!!!

Em lugar da defesa formal de opinião. Usa-se a razão que diz respeito à nossa capacidade de compreender pensar e valorizar com ênfase nosso “Pavilhão Nacional”.  

Vamos para o outro ran cap?

O que fazer com aqueles que demonstram descontentamento com a exposição de bandeiras representando o local por onde for? ...

País? [MST]?… movimentos de São João? Terreiro de macumba? Festa do Divino Espírito Santo? Estádio de Futebol? Partidos Políticos? Celebrações religiosas? Carnaval? Etc.

Patriotismo é a emoção de amor à pátria, aos seus símbolos nacionais (bandeira, hino, brasão, riquezas naturais) ... para que isso aconteça - é preciso se sentir cidadão.

Por fim: que a encruzilhada ensaiada ...vai depender muito do tipo de despacho a ser feito...é atenuante ir buscar novo aprendizado e/ou voltar novamente à prática jurisdicional.

Taí. O resultado recente em dar brecha e espaço para uma cantora estouvada e leviana, num palco, pisoteando a pátria amada Brasil.
Por fim:

(...) “O verdadeiro patriotismo é o que concilia a pátria com a humanidade”.

Deus seja louvado!
Link
Leia Também »
Comentários »