MENU

05/09/2020 às 00h00min - Atualizada em 05/09/2020 às 00h00min

Bastidores

Data
O Democratas realizará a sua convenção no último dia do prazo, 16 de setembro (quarta-feira). Será no auditório na Associação Médica, a partir das 9h. Na ordem do dia, propostas de celebração de coligação com outros partidos para o cargo majoritário; denominação da coligação; escolha de representante e delegados para a coligação com atribuições de presidente de partido para tratar dos seus interesses perante a Justiça Eleitoral; escolha e homologação dos nomes dos seus candidatos às eleições majoritárias e proporcionais e sorteio dos números dos candidatos, além de outros assuntos. O presidente do DEM é o prefeito Assis Ramos, que concorrerá à reeleição. O partido terá várias siglas no arco de aliança, entre elas o PTB e MDB, que indicou o vice, o agropecuarista e ex-prefeito de Brejão, Francisco Santos Soares, mais conhecido como Franciscano. 

E…
Já o PSD realizará a sua convenção na próxima terça-feira (8), a partir das 18, no plenário da Câmara Municipal. O partido tem como pré-candidato a prefeito o empresário Rodrigo Brasmar, que vem sendo especulado como possível companheiro de chapa do ex-prefeito Ildon Marques (PP). Mas ele nega a possibilidade de ser vice de qualquer pré-candidato. É aguardar.

Inelegibilidade 
Quando decidiu que as causas de inelegibilidade que acabam em 7 de outubro, oito anos após o pleito de 2012, não podem ser postergadas para 15 de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) respondeu a uma pergunta feita pelo deputado Célio Studart (PV-CE). Na consulta, o parlamentar indagou ao TSE se “os candidatos que, em 7 de outubro de 2020 estavam inelegíveis em razão de qualquer das hipóteses das alíneas do art. 1º, I, da Lei Complementar nº 64/1990, continuarão inelegíveis no pleito remarcado para o dia 15 de novembro de 2020 em virtude da aplicação do disposto do art. 16 da Constituição Federal”. Os que estavam inelegíveis foram salvos pela maldita pandemia, que forçou o adiamento das eleições para novembro..

Recuou
Em nota divulgada ontem, o ex-senador Edison Lobão Filho confirmou que “fui recentemente convidado pela Direção Nacional do PSL para assumir o Diretório Estadual no Maranhão desse importante partido. De logo e antes de qualquer resposta ao convite a mim dirigido, bem assim, como demonstração de lealdade e correção no meu proceder, entabulei conversas e fiz entendimentos com o atual presidente da legenda no Maranhão, vereador Francisco Carvalho. Na data de ontem (anteontem), em meu escritório, o vereador Francisco Carvalho, após agradecer muito o meu ingresso no partido, acertou, na presença de testemunhas, que iria renunciar ao mandato de presidente do PSL, abrindo, espontaneamente, espaço para minha assunção ao comando da agremiação. Contudo, na manhã de hoje (ontem), fui surpreendido com a ‘Nota de Esclarecimento’ do vereador Chico Carvalho, em suma dizendo não procederem os rumores publicados na imprensa de que haveria mudanças na direção estadual do partido”.

Recuou II
Ainda segundo Edinho Lobão, “a política prescinde realmente da obediência ‘ao jogo democrático’, como declara a referida ‘nota de esclarecimento’. Mas tal ‘jogo’ também exige lealdade e manutenção da palavra empenhada. A postura do atual presidente, cujo mandato termina em abril de 2021, poderia fazer suscitar em alguns a necessidade de ocorrência de Intervenção na Direção Estadual, em razão de desacordos com as orientações da Direção Nacional do PSL. Possibilidade, de minha parte, que de já afasto. Nunca ingressaria num partido sob o estigma da discórdia ou da cizânia políticos/partidária. Mantenho-me sereno, na certeza da correção das minhas ações, e certo de que os legítimos interesses do Partido Social Liberal, de crescer e se fortalecer no Maranhão, hão de prevalecer”. Como se vê na nota de Edinho, o presidente do PSL, Francisco Carvalho, não cumpriu com o que prometeu.
Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...