MENU

18/05/2021 às 19h50min - Atualizada em 18/05/2021 às 19h50min

Dia Nacional da Luta Antimanicomial marca ação no Centro de Imperatriz

Data é fruto da luta de familiares e profissionais que enfrentam questões relacionadas à saúde mental

Regilson Borges
Ascom/PMI
Conscientização e animação marcaram a ação no Centro de Imperatriz - Fotos: Patrícia Araújo
 
O Calçadão, localizado no Centro comercial da cidade, foi tomado pelos servidores da Prefeitura de Imperatriz, na manhã desta terça-feira, 18. A lembrança pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial teve como objetivo a promoção da saúde mental, reforçando que os cuidados com os pacientes se faz inserindo-os na sociedade.
 
A Rede de Saúde Mental, responsável pela ação, também ofertou para quem passasse pelo local massagem, limpeza de pele, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.
 
De acordo com Raymara Lima, coordenadora  do Centro de Atenção Psicossocial, CAPS AD, o Calçadão foi escolhido pelo fato de que por lá passam muitas pessoas o tempo todo, de todas as classes sociais. A coordenadora também lembra que a luta atimanicomial já acontece mesmo desde antes a reforma psiquiátrica, que mudou a maneira como o tratamento em saúde  mental era realizado.
 
Uma das principais realizações da reforma foi justamente inserir os pacientes na sociedade, e não excluí-los. Raymara lembra que em  Imperatriz a Prefeitura oferta aos pacientes serviços como os CAPS’s, Ambulatório  de  Saúde Mental, Unidades Básicas de Saúde e Unidade  de Pronto Atendimento, UPA.
 
As ações da Rede de Saúde Mental ocorrem durante todo o ano na cidade. Além do  atendimento ambulatorial, os profissionais possuem uma agenda  de palestras e visitas que visam conscientizar a sociedade sobre os estigmas relacionados ao tratamento da menta.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »