MENU

26/08/2020 às 14h42min - Atualizada em 26/08/2020 às 14h42min

Brasil é um dos maiores países no mundo do poker

http://oprogresso.net/esporte/brasil-e-um-dos-maiores-paises-no-mundo-do-poker/116511.html

Publicado em Esporte

Os últimos 10 anos foram de expansão para o poker no Brasil. Além do aumento no número de jogadores, esse período também foi marcado pelo surgimento de diversos campeonatos em todo o país. Dentre estes, o Brazilian Series of Poker (BSOP) é certamente o que mais se destaca, já tendo se consagrado como o principal circuito do hemisfério sul.

E o que mais impressiona é que essa tendência de crescimento parece estar longe de regredir, perspectiva confirmada pela profissionalização cada vez maior de competidores. Isso, claro, sem mencionar que o estabelecimento de um mercado mais organizado em torno deste esporte ocorreu em um cenário econômico não tão favorável, mostrado que o poker foi na contramão da crise.

O resultado desse contexto foi a multiplicação de confrarias e plataformas online dedicadas a essa modalidade em terras tupiniquins. E é justamente isso que torna possível, por exemplo, que uma simples busca na internet resulte em uma lista com as melhores salas de poker do Brasil, possibilitando partidas em tempo real e tornando esse esporte cada vez mais acessível.

A partir desse cenário, é fácil compreender como o Brasil conseguiu aumentar expressivamente o número de jogadores de poker – profissionais e amadores – em seu território. Se em 2013 o país contava com 5 milhões de praticantes, esse número já ultrapassa os 8 milhões atualmente.

Essa tendência de crescimento também é acompanhada pela BSOP. Criado em 2006, o circuito já é a maior competição da modalidade na América Latina e a segunda maior do mundo. O torneio, inclusive, já contou com diversos nomes notórios em suas mesas, como o craque Neymar Jr.

“A gente espera o ano todo, planejando e trabalhando, para realizar um BSOP Millions de muita qualidade. Quando esse momento chega, é muito gratificante e muito legal. O BSOP Millions acontece com 145 mesas. No primeiro, eram com apenas quatro”, afirmou Devanir Campos, diretor do BSOP.

Outro fato que merece ser mencionado é que os brasileiros não se destacam apenas em competições nacionais, também fazendo bonito em torneios mundiais. Hoje, o Brasil conta com quatro atletas que já venceram o cobiçado World Series of Poker (WSOP), circuito mais importante do planeta.

Esse histórico de sucesso teve início com Alexandre Gomes, advogado por formação que acabou deixando o direito de lado para seguir sua verdadeira paixão – o poker. E a escolha tomada por ele, apesar de difícil, valeu a pena. Apenas 6 meses depois de abandonar sua antiga profissão, Alexandre se consagrou como o primeiro brasileiro a conquistar o bracelete de campeão da WSOP.

Após a vitória, o atleta revelou em entrevista o que, para ele, um competidor precisa possuir para seguir carreira como profissional.

“Para ser um jogador de poker, você não pode apenas querer ser um jogador. É preciso estudar o jogo e se preparar mentalmente. Não é uma vida fácil, então recomendo que procurem outros profissionais para conversar. Há muitos bons jogadores no Brasil, mas você não pode simplesmente vir e jogar a Série Mundial. É necessário começar de baixo e construir seu bankroll primeiro”, afirmou o atleta.

E não é apenas na modalidade ao vivo que o Brasil se destaca. O crescimento e popularização das salas de poker online também resultou em grandes astros na modalidade virtual. Bruno Volkmann é, hoje, um dos principais competidores nacionais em torneios online, já tendo acumulado mais de US$ 5 milhões em prêmios ao longo de carreira profissional.

E com um cenário de crescimento tão positivo, a expectativa em relação ao futuro deste esporte da mente também é grande. Não é difícil visualizar o poker se tornando uma das principais modalidades praticadas no Brasil nos próximos anos, fazendo com que o país obtenha cada vez mais destaque no cenário internacional.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »