MENU

09/05/2024 às 17h51min - Atualizada em 09/05/2024 às 18h00min

Papa Francisco concede título de Jubileu ao tradicional festejo do Sagrado Coração de Jesus em Araguaína

Em 2027, será celebrado os 70 anos de criação da paróquia na cidade

Textto / Diocese de Araguaína
Santuário Sagrado Coração de Jesus - Foto: Divulgação
 
O Papa Francisco concedeu ao festejo do Sagrado Coração de Jesus o status de Jubileu. Isto é, um importante período de celebração religiosa dentro da paróquia em Araguaína.

“Teremos a alegria de celebrar os 70 anos de criação da paróquia no ano de 2027. Sendo assim, entramos no tríduo em preparação para este momento tão especial. Esta realidade é uma bela hora e reconhecimento para a comunidade católica da cidade e para todos os devotos do Sagrado Coração de Jesus”, comemorou o bispo Dom Giovane Pereira de Melo.

Em fevereiro deste ano, Dom Giovane comunicou as motivações festivas da paróquia e solicitou à Penitenciária Apostólica que concedesse tempo de Indulgência para a festa do Sagrado Coração de Jesus. No último dia 09 de abril, o Papa Francisco anunciou que havia atendido o pedido da paróquia.

“A Igreja e a cidade de Araguaína cresceram sob devoção ao Sagrado Coração. Ao falar do Santuário, logo vem ao pensamento devoto da Matriz do Sagrado Coração, pois é assim que o povo de Deus se refere à primeira Paróquia da cidade”, disse o bispo.

O Jubileu do Sagrado Coração de Jesus de Araguaína irá unir-se a outras realidade jubilares da Igreja, a saber: celebração dos 350 anos da primeira aparição do Sagrado Coração de Jesus à Santa Margarida Maria de Alacoque, que aconteceu em 27 de dezembro de 1673; o Jubileu do Coração de Jesus, em dezembro de 2024, por ocasião dos 180 anos da fundação da Rede Mundial de Oração do Papa, popularmente conhecido como Apostolado da Oração.

Sobre o festejo
O festejo do Sagrado Coração de Jesus, hoje Jubileu, é realizado todos os anos no mês de junho, pois, neste período a Igreja celebra a solenidade do Sagrado Coração.  A festa religiosa é marcada pela novena, santa missa, adoração, peregrinação e pela devoção do povo.

A festa do Sagrado Coração assume um caráter cultural, assim fazendo parte das festividades da cidade. O povo de Deus se reúne, reza, celebra a vida, recorda as boas memórias.

“Não podemos negar que a identidade da cidade está intimamente ligada a história religiosa da comunidade. Por ter um caráter religioso, a festa tem seu diferencial, ou seja, traz à comunidade um espírito de unidade, comunhão e família”, afirmou o bispo.

O que é um Jubileu?
Jubileu é como popularmente são chamadas as celebrações e atividades religiosas por meio das quais se lucra a graça de uma indulgência. Segundo o Manual das Indulgências, esta é concedida de forma solene e geral pelo Papa aos católicos, oferecendo aos fiéis a remissão plena das penas temporais devidas pelos pecados já perdoados quanto à culpa. “O dom da indulgência manifesta a plenitude da misericórdia de Deus, que é expressada em primeiro lugar no sacramento da Penitência e da Reconciliação.”

Sobre a Indulgência, no Catecismo da Igreja Católica (Nº1471) temos a seguinte definição: “A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições, pela ação da Igreja, a qual, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos.”

Em outras palavras podemos dizer que a Indulgência é um grande abraço de amor que Deus concede a seus filhos.  Quando nos esforçamos para algo especial como rezar mais intensamente, fazer caridade, pedir pelas necessidades da Igreja, mostramos a Deus que desejamos estar perto Dele, pois só com amor e no amor podemos estar perto de Deus que é amor. Em suma, a Indulgência é um presente de amor e misericórdia.

Como conseguir a indulgência?

Para receber a indulgência plenária, há três condições:
1° Confissão sacramental
2° Comunhão eucarística.
3° Oração nas intenções do Papa, que podem ser, no mínimo, um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.

Na Novena e Festa do Sagrado Coração de Jesus, os fiéis poderão obter Indulgência Plenária participando das festividades em honra ao Sagrado Coração de Jesus e cumprindo os requisitos necessários acima citados. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus aguarda o decreto expedido pela Penitenciária Apostólica, tribunal da Santa Sé que cuida da concessão de Indulgências.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »