MENU

17/04/2024 às 18h35min - Atualizada em 17/04/2024 às 18h45min

Em prisão perpétua nos EUA, acusado de homicídio em Figueirópolis será ouvido pela Justiça do Tocantins por videoconferência nesta quinta-feira (18/4)

Audiência será realizada no Fórum da Comarca de Gurupi.

Neuracy Viana
Imprensa TJ-TO
Juiz Jossaner Nery, da Vara Especializada no Combate à Violência contra a Mulher e Crimes Dolosos contra a Vida de Gurupi, presidirá a sessão - Foto: Divulgação/TJ-TO
   
Danilo Sousa Cavalcante, acusado de assassinar Válter Júnior Moreira dos Reis em Figueirópolis (TO), em 2017, será ouvido pela Justiça do Tocantins nesta quinta-feira (18/4). A audiência está marcada para ocorrer a partir das 11 horas, no Fórum da Comarca de Gurupi.

Danilo Cavalcante cumpre pena de prisão perpétua nos Estados Unidos (EUA), por outro crime, e participará da audiência por videoconferência, por meio de um acordo de Cooperação Internacional realizado entre o Poder Judiciário do Tocantins e a Justiça norte-americana.

Para realização da sessão, que ocorrerá de forma híbrida (presencialmente com a oitiva do acusado de forma virtual), foram tomadas todas as medidas necessárias, inclusive a contratação de um intérprete/tradutor em língua estrangeira (Inglês-Americano), requisitado pela justiça dos EUA.

Devem ser ouvidas seis testemunhas de acusação. A defesa não indicou nenhuma testemunha no processo.

A audiência será presidida pelo juiz Jossaner Nery Nogueira Luna, titular da Vara Especializada no Combate à Violência contra a Mulher e Crimes Dolosos contra a Vida de Gurupi, e contará com a participação do promotor de justiça Rafael Pinto Alany (acusação) e da defensora pública Cristiane Japiassu, que representa o acusado. 

 

Entenda o caso

Danilo de Sousa Cavalcante, segundo denúncia, assassinou Válter Júnior Moreira dos Reis no dia 5 de novembro de 2017, por volta de 0h10min, em uma lanchonete localizada na Praça São João Batista, centro de Figueirópolis. Ainda conforme a denúncia, o acusado, “de forma consciente e voluntária, agindo com vontade e determinação de matar, por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima”, efetuou seis disparos de arma de fogo em direção à vítima, tirando-lhe a vida.

Danilo fugiu do local, após cometer o crime, que teria sido motivado por uma suposta dívida que a vítima tinha com ele, referente ao conserto de um veículo.

Após a ocorrência, o acusado fugiu para os Estados Unidos. Em abril de 2021, ele matou a facadas a ex-namorada, Débora Evangelista Brandão, 34 anos, na frente dos filhos, na cidade de Phoenixville. Por esse crime, Danilo foi condenado e atualmente cumpre pena de prisão perpétua na unidade prisional de Chesco, de onde fugiu no dia 31 de agosto do ano passado. A fuga do brasileiro movimentou a polícia da Pensilvânia, que só conseguiu capturá-lo 14 dias depois, em 13 de setembro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »