MENU

17/04/2024 às 17h25min - Atualizada em 17/04/2024 às 17h30min

Polícia Federal faz operação contra transferência irregular de título de eleitor em municípios da região

Uma pessoa foi presa durante a operação Falsum Sit Home em São Luís.

Illya Nathasje
Polícia Federal em busca de fraudadores eleitorais - Foto: Divulgação / Polícia Federal
 
A Polícia Federal desencadeou na manhã desta quarta-feira, em São José de Ribamar e Paço do Lumiar, a Operação Falsum Sit Home e cumpriu duas medidas judiciais expedidas pela 47ª Zona Eleitoral, sendo um mandado de prisão e um mandado de busca e apreensão no município de Paço do Lumiar.  

Notícia chegada em off à Redação, dá conta que operação semelhante poderá a qualquer momento acontecer em municípios da região. 

O objetivo é combater fraude eleitoral, caso em que pré-candidatos ou cabos eleitorais buscam engordar o número de eleitores em determinadas cidades para se beneficiarem na eleição, acreditando em número maior de votos, mediante a transferência de domicílio eleitoral com documentos de residência falsos.

No caso de Imperatriz, que faz um forte movimento com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral através do seu presidente, desembargador José Gonçalo Filho para alcançar os 200 mil eleitores e realizar a eleição em 2º Turno, A Justiça Eleitoral, que em suas duas Zonas Eleitorais, é presidida pelos juízes Delvan Tavares e Adolfo Pires da Fonseca, está atenta, tendo inclusive promovido reuniões e alertando para que situações como essa não aconteça.  

 

Prejuízo ao eleitor, cassação de candidatura e até prisão 

“Se confirmada a transferência mediante documentação irregular, de falso endereço, é fraude eleitoral e quem estiver praticando será penalizado”, afirmou doutor Delvan. 

-  Quem estiver cometendo essa prática vai dar com os burros n’água. Se candidato poderá ser impedido de disputar as eleições e até ser preso. Outra questão, alertou, é com relação ao eleitor que além de não participar porque seu título foi impugnado, poderá ser penalizado também com a prisão.

 

Pré-candidato abusado

Na manhã de ontem, um morador de Vila Nova dos Martírios afirmou que naquela cidade é grande a movimentação de transferência de título eleitoral e sem citar nome ou partido, disse que um pretenso candidato teria afirmado que “quem quiser que vá em busca de provar, o que ele quer é trazer eleitores, afinal, cada um cuida dos seus”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »