MENU

08/04/2024 às 10h46min - Atualizada em 08/04/2024 às 10h46min

Com apoio total a caminhada do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, prefeitura abre campanha Abril Azul

O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira, 05, com concentração na Praça do Centenário e percorreu as principais ruas e avenidas da cidade.

Mychelle Tauane
SECOM Porto Nacional
Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

 
Porto Nacional/TO Como forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Porto Nacional deu total apoio a caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A ação foi idealizada pela Associação de Pais, Amigos e Profissionais Coração Autista.

Durante o evento que teve início e final na Praça do Centenário na manhã desta sexta-feira, 05, o prefeito Ronivon Maciel abriu oficialmente o mês Abril Azul, que tem como foco principal, acolher e discutir políticas públicas junto a comunidade referente ao transtorno. Na ocasião, foi realizado por meio do Centro Multidisciplinar, atividades com as crianças dos grupos terapêuticos e seus pais. Nelas, foram trabalhadas a seletividade alimentar, habilidades sensoriomotor e a interação social a fim de incentivar os responsáveis a se tornarem cooterapêutas.

Atualmente, o Tocantins conta com apenas dois Centros Multidisciplinares (CMAM), sendo, uma unidade em Araguaína e outra em Porto Nacional. No município, uma equipe de atendimento especializado nas áreas de neuropsicologia, neuropsicopedagogia, pedagogia, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem e Assistência Social, custeados 100% pela Prefeitura de Porto Nacional por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizam o atendimento de 50 crianças com o Transtorno do Espectro Autista.
 

                                                                                                       

Durante a solenidade de abertura, o prefeito Ronivon Maciel destacou a importância da ação. “Desde o início de 2021 a gestão municipal abraçou esse trabalho por reconhecer que essa realidade é dos poderes municipais, estaduais, federais e de todos nós como sociedade. Entendo que mesmo ainda não muito definida essa política pública da pessoa com o autismo, mesmo assim nós abraçamos e   nos conscientizamos sobre a importância para essas mães, pais e o mais importante, para a pessoa com o autismo”, pontuou o gestor de Porto Nacional.

Já a presidente da Associação de Pais, Amigos e Profissionais Coração Autista, Carla Patrícia Zanon, falou sobre a importância do trabalho da prefeitura. “Hoje a prefeitura veio sanar um grito de socorro, pedido de ajuda, de paz. Após o cuidado e a atenção do município, a nossa vida mudou totalmente. O CMAM ainda está engatinhando, tem muitas deficiências, mas nós da associação estaremos sempre juntos da prefeitura em busca de ampliar e estruturar um local tão importante para os nossos filhos”, destacou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »