MENU

05/04/2024 às 16h41min - Atualizada em 05/04/2024 às 16h45min

Imperatriz vai sediar a 19ª Romaria das Terras e das Águas Padre Josimo

Raimundo Primeiro
Foto: Divulgação
 
A 19ª Romaria das Terras e das Águas Padre Josimo Morais Tavares vai acontecer nos dias 18 e 19 de maio, na Paróquia Jesus Cristo Salvador, localizada na rua 3, s/n, bairro Bacuri, em Imperatriz, com a proposta de refletir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais por diversas melhorias, no âmbito da conquista da terra e condições de vida, principalmente.
“Um evento que, desde 1988, nos reúnem na memória insurgente de nossos e nossas mártires, testemunhas fiéis tombadas na caminhada em busca da libertação”, conforme frisa Dom Vilsom Basso, bispo da Diocese de Imperatriz.

Em entrevista a reportagem de O PROGRESSO, na manhã desta sexta-feira, 5 de maio, o padre Raimundo Nonato, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, situada no Entroncamento de Imperatriz, membro da Comissão Organizadora da 19ª Romaria das Terras e das Águas Padre Josimo, informou que já foram realizadas duas reuniões para definição das ações que serão executadas no acontecimento.

“Com grande entusiasmo e uma enorme esperança que nossas dioceses, a Comissão Pastoral da Terra e todas as demais Pastorais e Movimentos populares desta região do Bico do Papagaio (TO) e Região Tocantina (MA) convidam você, sua família, sua comunidade e sua organização, para participarem desta nova Romaria, inspirados e mobilizados por essa promessa do Deus da Vida, Deus de Jesus Cristo: ‘Justiça e Paz hão de reinar!’. Nela, ecoam nossos sonhos mais atuais – ‘Terra, Teto, Trabalho e Pão’. Sonhos, também, do querido Papa Francisco”, enfatiza Dom Vilsom Basso.

 

Sobre quem foi/o fato...

A 19ª Romaria das Terras e das Águas tem como tema “Terra, Teto, Trabalho e Pão: Justiça e Paz hão de Reinar” e será realizada pelas Dioceses de Araguaína e Tocantinópolis, no Tocantins; e Imperatriz, no Maranhão, onde o padre Josimo Tavares foi assassinado, aos 33 anos, em 10 de maio de 1986, véspera do Dia das Mães, com atividades ocorrendo a tarde e à noite. Já no dia 19, vai constar de Alvorada, caminhada, até o Porto das Balsas. No encerramento, haverá a Eucaristia.

Na época em que foi assassinado, padre Josimo Tavares coordenava a Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Araguaia-Tocantins, na Região do Bico do Papagaio, no Tocantins. Em 10 de maio de 2024, serão 38 anos do episódio que repercutiu internacionalmente.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »