MENU

03/04/2024 às 18h05min - Atualizada em 03/04/2024 às 18h15min

Escolas municipais promovem ações de conscientização sobre o Autismo

Palestras, panfletagens e orientações em sala de aula estiveram entre as atividades

Sara Ribeiro - Ascom
Campanhas de orientação seguem durante todo o mês de abril - Foto: Sara Ribeiro
 
No Dia de Conscientização do Autismo, 02 de abril, as escolas da rede municipal de ensino de Imperatriz realizaram diversas atividades para promover o diálogo sobre o tema. Entre as atividades, destacaram-se palestras educativas, panfletagens e conversas em sala de aula, abordando temas como inclusão, respeito às diferenças e compreensão do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Escola Municipal Santos Dumont, por exemplo, realiza de 2 a 5 de abril, a Semana do Autismo, com o projeto “Pintores da Imaginação”, protagonizada pelos alunos de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Na abertura, a unidade de ensino promoveu café da manhã para os pais dos alunos da sala de AEE, palestra com a pedagoga Djenane Rodrigues e Exposição de quadros produzidos pelos estudantes.

“Nós programamos junto com a gestão escolar, esse projeto ‘Pintores da Imaginação’ para trabalhar as dificuldades sensoriais dos alunos, desenvolver as habilidades de coordenação motora, conhecimento de cores, formas geométricas, contato com texturas e tintas, algo que é um dos incômodos do autista, com objetivo de romper as barreiras dos alunos e estimular o potencial de cada um. A pintura em tela foi o resultado final do projeto, onde cada um desenhou algo que gostaria”, explicou a professora de AEE, Lusenir da Silva Santos.

Escolas como Maria Francisca Pereira, Santa Maria, Morada do Sol e outras, garantiram também a distribuição de panfletos informativos sobre o autismo, seus sintomas, formas de diagnóstico e tratamento. As ações preveem sensibilizar a comunidade escolar, pais, alunos e professores, para que todos possam contribuir para um ambiente mais inclusivo e acolhedor para pessoas com autismo.

“As atividades realizadas nas escolas estão no calendário escolar e permitem não apenas informar, mas também incentivar a empatia e o respeito à diversidade, fortalecer os laços de inclusão e garantir o direito à educação de qualidade para todos”, reforçou o secretário de Educação, José Antonio Pereira.

Para Raimunda Varão dos Santos, mãe de aluno autista, da Escola Santos Dumont, o papel da escola no desenvolvimento intelectual da criança e adolescente autista é muito importante. “Quero parabenizar a escola por me ajudar tanto. Se eu tivesse encontrado essa escola antes teria sido bem mais fácil. Aqui eu sinto o apoio e cuidado tanto comigo, com a família, quanto com meu filho, atendendo de fato as necessidades de aprendizagem dele”.  

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, mantem 30 Salas de Recursos multifuncionais, na qual oferece no contra turno escolar o Atendimento Educacional Especializado (AEE), em escolas polos de vários pontos da cidade. O serviço é direcionado para estudantes com deficiências, tais como: Intelectual, Física, Múltiplas, Surdez, Cegueira e Baixa Visão, os Transtornos Desintegrativos da Infância (Psicose Infantil), Autismo Infantil, Síndrome de Asperger, e ainda Altas Habilidades e/ou Superdotação. Além disso, conta com as ações do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (Siadi) e em sala regular, do acompanhamento de cuidador.

“A sala de recurso tem como objetivo principal atender os estudantes para que a inclusão aconteça de fato. Para que o aluno consiga caminhar na sala regular então, todas as habilidades trabalhadas são focadas visando a aprendizagem, para que ele possa se desenvolver”, observou a gestora Lenilda Costa e Silva.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »