MENU

02/04/2024 às 15h34min - Atualizada em 02/04/2024 às 15h45min

Prefeitura inicia ações de repaginação paisagística da Praça União

Fundada há cerca de cinco décadas, o espaço já passou por importantes transformações

Léo Costa
Ascom
Início das atividades nos canteiros da praça - Foto: Assessoria
 
Dando continuidade as ações de paisagismo e revitalização dos espaços públicos da cidade, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), iniciou nesta terça-feira (02), o serviço de repaginação do paisagismo da Praça União, localizada no trecho das ruas Benedito Leite, Dom Pedro II, Aquiles Lisboa e Teresa Cristina, no bairro União, grande Bacuri. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos em todos os canteiros. Eles receberão discos feitos com madeiras de reaproveitamento e vasos produzidos com garrafas Pet que serão pendurados nas árvores do logradouro. Os vasos foram confeccionados com a colaboração de moradores do entorno da praça.

“A manutenção do paisagismo das nossas praças visa manter a conservação desses espaços públicos para que a população possa usufruir com qualidade dessas áreas em pontos diversos da cidade. As praças são locais de convívio social, onde as pessoas vão fazer caminhada, levar as crianças para brincar e praticar esportes, já que algumas delas possuem quadras esportivas. Elas também têm uma grande relevância para o meio ambiente por se tratar de espaços arborizados em pontos diversos da cidade”, disse a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

A Praça União foi fundada na década de 1970, pelo então prefeito Carlos Gomes de Amorim. Antes na área funcionava a sede da União Artística, Operária e Agrícola de Imperatriz, fundada em 1958 por um grupo de trabalhadores sob a liderança do mestre de obras Cosmo de Sousa. No local também funcionou um campo de futebol e com o fim do funcionamento da sede da entidade a área foi desapropriada e construída a praça. As atividades são executadas pelo Setor de Áreas Protegidas e Paisagem da Semmarh, responsável pela elaboração, execução dos projetos paisagísticos e manutenção dos pontos revitalizados com controle de pragas, adubação e irrigação.

“Objetivo é repaginar todas as praças e demais espaços públicos de nossa cidade, dando manutenção ao projeto paisagístico existente desde o início da gestão municipal. Este serviço precisa ser feito periodicamente, senão as plantas perdem a modelagem, o mato cresce e a grama passa do ponto adequado. Importante destacar que a colaboração da comunidade é fundamental para a preservação desses locais”, informou a paisagista Olinda Noleto de Sousa, coordenadora do Setor de Áreas Protegidas e Paisagem.

Em 2018, segundo ano da gestão do prefeito Assis Ramos, a Praça União passou por um amplo projeto de reforma e modernização, contemplando a quadra de esportes, rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, instalação de lixeiras, pintura, construção de canteiro, piso, preservação ambiental e tecnologia de ponta na iluminação, com luzes de led.

Desde 2023 as árvores da Praça União também passaram a contar com placas de identificação das espécies, com informações de 83 indivíduos, distribuídos em 24 espécies, representados por 17 famílias botânicas. O projeto foi desenvolvido através de parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), e Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), Campus Imperatriz, via alunos do curso de Engenharia Florestal da instituição.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »