MENU

01/04/2024 às 19h48min - Atualizada em 01/04/2024 às 19h48min

Diocese de Imperatriz lança Corpus Christi 2024

Solenidade vai acontecer em 30 de maio com o tema “Eucaristia, Vida Para o Mundo”; criadores, na versão atual da festa, serão homenageados

Raimundo Primeiro
Foto: Raimundo Primeiro
 
“A Beira-Rio vai tremer, com uma grande festa pública, da fé, que nós temos, em nosso Senhor, Jesus Cristo”. A afirmação foi feita por Dom Vilsom Basso, bispo da Diocese de Imperatriz, após o lançamento da solenidade de Corpus Christi, no auditório da Cúria Diocesana, localizado na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Centro, na manhã desta segunda-feira, 1º, em entrevista a O PROGRESSO.

Dom Vilsom Basso anunciou que o tema deste ano é “Eucaristia, Vida Para o Mundo”. Mais mais uma vez, o evento vai acontecer na Avenida Beira-Rio em decorrência das obras de reformas no Estádio Frei Epifânio, em 30 de maio, com a concentração acontecendo a partir das 16h. 

A mesa de trabalhos foi formada por Dom Vilsom Basso, padre Eliezer Cezar de Paiva, vigário-geral da Diocese de Imperatriz; e a professora Helena Luz, da Equipe de Coordenação. Além da imprensa, participaram parceiros, apoiadores e o vereador Carlos Hermes, autor das duas leis aprovadas pela Câmara Municipal sobre a solenidade de Corpus Christi em Imperatriz.

Dom Vilsom Basso informou que os kits da edição 2024 de Corpus Christi serão comercializados a partir deste final de semana, em todas as paróquias da Diocese de Imperatriz. Os itens constantes, além da camiseta, na cor verde claro, serão uma vela, um porta velas, dois adesivos, sendo um grande e um pequeno; um balão, um porta balão e uma bolsa de plástico, com a marca do evento. “Uma bonita bolsa, diferente, leve, simples e de fácil manuseio”, frisou Dom Vim Basso. 

Palco será montado em frente ao Calçadão
“Uma camiseta verde claro. O verde que traz esperança, que nós sonhamos com vida, bonita, plena para todas as pessoas”, ressaltou Dom Vilsom Basso. Saindo da Beira-Rio, a Procissão será encerrada no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Simplício Moreira, em frente ao Calçadão e a Catedral de Fátima, onde será montado um palco para que Dom Vilsom Basso continue a programação.

As unidades dos kits serão vendidas a R$ 40,00 reais. Todos os recursos levantados com a solenidade de Corpus Christi serão destinados as obras realizadas pela Pastoral do Povo de Rua, criada a quase dois anos, reformando as suas instalações, cozinha e equipamentos, “para que a gente possa cuidar melhor de nossos irmãos, que vivem em situação de rua”.

Dom Vilsom Basso lembrou a Pastoral do Povo de Rua aproximar-se de seu segundo aniversário, ou seja, que ela foi criada em 22 de julho de2022, integrando as atividades alusivas as comemorações dos 35 anos de fundação da Diocese de Imperatriz. Sua missão é “ser presença junto ao povo da rua, com ações que transformem a situação de exclusão em projetos de vida para todos”.

A Pastoral do Povo de Rua conta com Trailer de Banho. Sua inauguração foi na manhã do sábado, 21 de janeiro de 2023, na Praça de Fátima, Centro, com sua estrutura dispondo de dois chuveiros, roupas limpas e produtos de higiene pessoal. 

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. Trata-se da festa que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia, sendo realizada na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguindo de Pentecostes. É uma festa de preceito, isto é, devemos participar da celebração da Missa neste dia (Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »