MENU

28/03/2024 às 18h54min - Atualizada em 28/03/2024 às 19h00min

Medicina de ponta: Imperatriz terá transplante de córnea

Da Assessoria
Imprensa Hospital Allume
Hospital Allume está credenciado pelo Ministério da Saúde e o serviço poderá ser ofertado pelo SUS - Foto: Divulgação
 
A demanda por transplante de córnea é um dos gargalos da saúde pública no Brasil. Com cerca de 24 mil pacientes na fila, dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), apontam que o tempo de espera por uma cirurgia desse tipo pode durar mais de treze meses. 

No Maranhão, a média é de cerca de 200 transplantes por mês, número este que obteve aumento expressivo no último ano, disponíveis até então apenas na capital, São Luís. O procedimento, majoritariamente oferecido nos grandes centros urbanos, agora está mais perto de alcançar a população da Região Tocantina com redução das filas de espera. 

Mais um grande passo foi dado para a consolidação de Imperatriz na rede de alta complexidade. Portaria do Ministério da Saúde (PORTARIA SAES/MS Nº 1.554, DE 22 DE MARÇO DE 2024) credencia a cidade na lista dos municípios aptos para o transplante ocular.

Referência em saúde preventiva e restaurativa da visão, o Hospital Allume, liderado pelo médico oftalmologista Alberto Madeira, está credenciado pelo SNT para a realização de transplante de córnea. 

A nova habilitação para realizar transplante de tecido ocular humano (transplante de córnea) confere ao Instituto de Oftalmologia Allume o status de Hospital Transplantador, conforme explica Andressa Miranda Magalhães, médica oftalmologista que irá coordenar essa nova frente de atendimento. “O mais importante é que esse serviço não será ofertado apenas pela rede privada.

Esse credenciamento via Ministério da Saúde, garante atendimento aos pacientes do SUS. Além da redução no tempo de espera nas filas de córnea, nossos pacientes também não precisarão mais viajar para realizarem o transplante em cidades como Fortaleza, no Ceará, e Sorocaba, no estado de São Paulo. É uma vitória para a cidade!” 

Habilitação conquistada após anos de muito trabalho pleiteando junto ao Ministério da Saúde a autorização para oferecer mais esse tipo de atendimento. “Exercer a medicina para contribuir com a qualidade de vida da nossa população é nossa missão, porque influencia diretamente na qualidade de vida e na dignidade humana”, comemorou Alberto Madeira, junto à sua equipe durante uma agenda de cirurgias nesta quinta-feira (28).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »