MENU

27/03/2024 às 17h58min - Atualizada em 27/03/2024 às 18h45min

Bandidos de São Paulo que aplicavam golpe do falso leilão responderão processo no Tocantins

Vítima arrematou veículo por cerca de R$ 30 mil, mas não recebem o bem

Da Redação - TO
AF Notícias
As investigações tiveram início em junho de 2022 - Foto: Divulgação
 
A Polícia Civil do Tocantins concluiu mais um inquérito policial instaurado para apurar a recorrente prática fraudulenta popularmente denominada ‘Golpe do Falso Leilão’ e indiciou cinco pessoas associação criminosa, estelionato mediante fraude eletrônica e lavagem de capitais.

Conforme delegado Lucas Santana, o crime é cometido a partir da veiculação de site alusivo a um pretenso serviço de leilão e utilização de perfil junto ao aplicativo de mensagens.

As investigações tiveram início em junho de 2022, ocasião em que a vítima, ao consultar um sítio eletrônico supostamente vinculado a um leilão de veículos, teria se interessado por um deles e o arrematado, via transferência bancária, por cerca de R$ 30 mil, ao que, inclusive, recebeu um termo de arrematação que lhe asseguraria a propriedade do bem.

“Ocorre que tudo não passou de uma articulação fraudulenta, sendo que tal leilão era fictício e o automóvel jamais foi enviado para a vítima”, ressaltou a autoridade policial.

Com o aprofundamento das investigações e a realização de minucioso trabalho investigativo, revelou-se a existência de uma autêntica associação criminosa, a partir da qual bandidos residentes no Estado de São Paulo se articularam visando à obtenção de vantagens financeiras, mediante o cometimento de estelionatos em meio eletrônico e, consecutivamente, lavagem de capitais.

“Após a consumação da fraude eletrônica investigada, os integrantes do grupo criminoso alimentaram uma rede de contas bancárias, visando à pulverização imediata da vultosa quantia ilicitamente angariada, ao que empregaram uma série de artifícios para dissimulação/ocultação da origem deste ganho, notadamente saques fracionados, transferências sequenciais (ora para contas de mesma titularidade, ora para terceiros) e operações em máquinas de cartões”, disse o delegado Lucas.

Com a conclusão das investigações, o inquérito policial foi encaminhado à Justiça, com vistas ao Ministério Público, para a adoção das medidas legais que se fizerem necessárias.  

O delegado Lucas Santana ressalta a importância da ação da Polícia Civil, uma vez que foi possível desbaratar e identificar uma associação criminosa que certamente havia lesado outras pessoas.

“As investigações revelaram um esquema que envolvia várias pessoas com o objetivo único de aplicar os golpes e auferir lucros, valendo-se da boa vontade de pessoas de bem que acreditavam nos anúncios e, de boa fé, pensavam que estavam celebrando um negócio legal, mas que na verdade se tratava de fraude”, frisou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »