MENU

26/03/2024 às 16h22min - Atualizada em 26/03/2024 às 16h30min

Setran e empresa de motos realizam pits stop com demonstração sobre “pontos cegos” no trânsito

A simulação foi bem recebida pelos motociclistas

João Rodrigues
Ascom
Instrutor de trânsito William Assis orienta mototaxista durante simulação na Av. Dorgival Pinheiro - Foto: Assessoria
 
Não basta apenas orientar, é necessário demonstrar na prática. Essa é a ênfase da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), que, em parceria com a empresa Yamaha, realizou uma blitz educativa exclusiva para motociclistas na manhã desta segunda-feira (25), na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, próxima à rua Amazonas, no Centro.

Durante duas horas, os servidores da Setran, lotados no Departamento de Educação para o Trânsito (DET), estiveram acompanhados de instrutores da empresa, vindos de Recife-PE, onde repassaram informações e demonstrações sobre a prevenção de acidentes, por meio da direção defensiva e da atenção durante a condução de veículos.

A empresa estacionou um veículo na área de abordagem e três motocicletas nas laterais, a menos de um metro, na parte traseira. Um a um, os motociclistas foram convidados a entrar no carro, e os instrutores os instigaram a ver, pelos retrovisores, as motos estacionadas. Eles não conseguiram ver, pois as motos estavam no que se convencionou chamar de “pontos cegos”. Ou seja, o condutor não conseguiu enxergar as motos pelos retrovisores, uma situação que pode resultar em acidentes no cotidiano.

“Nós queremos conscientizar os motociclistas de que há um ponto cego, no caso aqui do carro. Isso é para mostrar que muitas vezes o motociclista é fechado por um carro no trânsito, e isso aconteceu porque o motorista não estava vendo a moto. E numa situação dessas, qualquer batida é um acidente grave”, disse o instrutor de trânsito, William Assis.

O profissional acrescentou que esse tipo de ação educativa vem sendo feito pela empresa no Norte-Nordeste, e Imperatriz foi incluída nessa programação devido ao grande número de registros de acidentes de trânsito com motos.

“É incrível como o número de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas aumentou. Só para você ter uma noção, nesta viagem por cidades onde nossa equipe passou, foram registrados vários acidentes, principalmente devido ao ponto cego”, ressaltou W. Assis, acrescentando que além das abordagens no pit stop, são realizadas outras ações como palestras com orientações sobre alguns tipos de frenagens.

O presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Imperatriz, Francisco Alencar, foi um dos abordados no pit stop. Após passar pelo treinamento, ele aprovou a ação educativa.

“A experiência é boa, e ações que visam conscientizar no trânsito são bem-vindas, tanto para usuários quanto para condutores e a população em geral. A gente já vive no dia a dia com situações mostradas nessa simulação”, disse Alencar, lembrando que já teve conhecimento de ocorrências com registro de morte e de motociclistas com lesões, principalmente devido à abertura de portas no trânsito.

“O sindicato está apoiando iniciativas que visam atender à população e, principalmente, à nossa categoria”, finalizou Alencar.

O motociclista Alan Kardec, também, foi abordado na blitz e aprovou a ação. Segundo ele, a iniciativa pode salvar muitas vidas.

“Com essa ação, queremos mostrar à sociedade, principalmente aos motociclistas, que existem pontos cegos. Às vezes, o motociclista se aproxima muito na traseira ou nas laterais do veículo e não imagina que um pequeno veículo está exposto em tantos pontos cegos, o que dificulta muito a visão para os motoristas e pode resultar em acidentes, até mesmo com óbitos”, disse a coordenadora do DET, Terezinha Miranda.

Também foi realizado um pit stop na Avenida Pedro Neiva de Santana, próximo a Setran, na manhã desta terça-feira (26).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »