MENU

21/03/2024 às 18h15min - Atualizada em 21/03/2024 às 18h30min

Polícia Federal recupera em Londres obra literária furtada de museu do Pará

Ação de cooperação policial internacional foi fundamental para a recuperação da obra

Coordenação-Geral de Comunicação Social
Foto: Divulgação
 
Brasília/DF - A Polícia Federal recuperou nesta quinta-feira (21/3) em Londres, no Reino Unido, uma obra literária do ano de 1658 que foi furtada do Museu Emílio Goeldi, em Belém/PA, em 2008.

A obra holandesa intitulada “De India utriusque re naturali et medica”, de Guilherme Piso, foi recuperada graças ao trabalho de cooperação policial internacional entre a Polícia Federal, por meio de sua adidância no Reino Unido, e a Polícia Metropolitana de Londres (Scotland Yard), por intermédio de sua Unidade de Artes e Antiguidades.

As investigações relacionadas ao furto no Museu Emílio Goeldi tiveram início em 2008. Três servidores do museu foram denunciados por peculato culposo em 2011, em decorrência das investigações.

Em dezembro de 2023, a obra a “Reise in Chile und auf dem Amazonstrome” foi recuperada na Argentina, em ação de cooperação jurídica com o país vizinho.

A PF segue trabalhando para localização e repatriação das obras furtadas e para identificar a autoria do furto e eventuais responsáveis pela venda dos livros.

Preservação do patrimônio histórico e cultural
A Polícia Federal desempenha importante papel na salvaguarda do patrimônio cultural ao colaborar ativamente na localização e recuperação de obras de arte roubadas ou ilegalmente comercializadas.

Utilizando diversas bases de dados sobre bens culturais, a PF atua na identificação e rastreamento de itens valiosos desviados, fomentando a cooperação entre as autoridades policiais em diferentes nações.
A repatriação das obras literárias representa um marco fundamental para o Brasil, demonstrando um compromisso renovado com a preservação do patrimônio cultural e estabelecendo um precedente essencial para a recuperação de elementos históricos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »