MENU

19/03/2024 às 19h24min - Atualizada em 19/03/2024 às 19h30min

5ª “Roda de Conversa” do IHGI acontece no Ceuma

Raimundo Primeiro
Foto: Divulgação
 
Na noite desta quarta-feira, 20 de março, o Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz (IHGI) vai realizar, no auditório da Universidade Ceuma – Campus de Imperatriz, a 5ª “Roda de Conversa”, com o tema “História das Mulheres”, quando serão apresentadas duas pesquisas. Presencial, o evento é gratuito.

A professora e jornalista Roseane Arcanjo Pinheiro, presidente do IHGI, informa que a programação irá começar impreterivelmente às 19h30, com o propósito de fazer com que haja interação entre os palestrantes e o público, convidando a comunidade para participar.

O tema da primeira palestra, “Até o último dia de nossas vidas: análise das estratégias comunicacionais pelas mulheres de luta em Piquiá, Açailândia, Maranhão”, será desenvolvido pela jornalista Michely Alves, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Ufma (PPGCom).

“A 5ª ‘Roda de Conversa’ é uma homenagem à luta das mulheres por direitos e respeito. É uma referência ao 8 de março”, disse Roseane Arcanjo, acrescentando: “convidamos duas pesquisadoras, Michely Alves e Nayane Brito, para apresentar seus estudos. Elas são pesquisadoras e estão na pós-graduação. Investigam grupos de mulheres também e documentam a luta, desafios e conquistas de mulheres no contexto do sul do Maranhão”.

Já a segunda palestra, “A atuação das mulheres no rádio Sulmaranhense”, será ministrada pela jornalista Nayane Brito, doutora em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A Universidade Ceuma foi fundada há 11 anos em Imperatriz, em 8 de março de 2013, Dia Internacional da Mulher, contribuindo com a educação da cidade e da região. 

“Muito importante, pois pensamos em trazer – para a Universidade – a cultura, o esporte e a comunidade como um todo”, diz Lúcio Gusmão Lobo, consultor educacional do Ceuma, sobre a ideia do IHGI realizar a “Roda de Conversa” na Instituição, promovendo intercâmbio entre pesquisadores, estudantes e a população.

ENDEREÇO – A Universidade Ceuma – Campus de Imperatriz, fica localizada na rua Barão do Rio Branco nº 100, no bairro Maranhão Novo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »