MENU

19/03/2024 às 18h41min - Atualizada em 19/03/2024 às 18h45min

Profissionais das UBS e dos hospitais públicos participam de jornada sobre combate à tuberculose

Além do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, evento envolve as ações da Vigilância em Saúde, Epidemiologia e Atenção Básica.

Luana Barros - Ascom
Evento é realizado no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Foto: Edmara Silva
 
Iniciada 1ª Jornada contra a Tuberculose de Imperatriz. Evento é promovido pela  Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20). É voltada aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais públicos, abordando os seguintes temas: situação epidemiológica da tuberculose em Imperatriz, detecção, busca ativa, diagnóstico e tratamento (adulto e infantil), notificação, acompanhamento e manejo clínico.

Além do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, evento envolve as ações da Vigilância em Saúde, Epidemiologia e Atenção Básica.

Gisely Vieira, coordenadora da Vigilância em Saúde de Imperatriz, Railton Lima, coordenador da Atenção Primária, Menildes Paixão, coordenadora do programa, a médica Aldicleya Lima e a enfermeira Marília Costa, integram a equipe que organiza a programação.

“As capacitações são primordiais para a melhoria contínua dos nossos serviços de saúde. E no que diz respeito à tuberculose, a Atenção Básica  tem papel fundamental na identificação e busca ativa. E, com o diagnóstico precoce temos mais possibilidade de cura e uma redução de novos casos”, explica Railton Lima, coordenador da Atenção Primária.

“Em Imperatriz temos uma equipe que presta assistência aos profissionais, que é do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, com técnicos, agentes de investigação, enfermeira, médica. Eles realizam atividades periódicas, além do acompanhamento dos pacientes que fazem tratamento. Aqui, ao todo são 49 pacientes em tratamento, sendo 19 notificações só neste ano de 2024”, é o que explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Gisely Vieira.

A tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa, que afeta principalmente os pulmões e pode ser grave. As bactérias que causam são espalhadas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Os sintomas geralmente incluem tosse (às vezes, com sangue), perda de peso, sudorese noturna e febre.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »