MENU

13/03/2024 às 17h12min - Atualizada em 13/03/2024 às 17h15min

Imperatriz lidera lista de cidades do Maranhão no ranking dos municípios com melhor funcionamento da máquina pública

Indicadores levaram o município à 38ª posição entre 410 cidades analisadas por pesquisa técnica

Ascom PMI
Relatório é produzido com base em vários indicadores - Foto: Elton Sales
 
Os dados foram divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP), organização não governamental, que trabalha com o lançamento de estudos e rankings em plataformas digitais, levando ao conhecimento do público. Já a pesquisa é realizada pela empresa de software Gove Digital com base no levantamento do Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, lançado pela ONG CLP.
Para formar o pilar, o ranking congrega os seguintes indicadores: custo da função administrativa; custo da função legislativa; qualidade de informação contábil e fiscal; tempo para abertura de empresa, qualificação do servidor e transparência municipal. Os 410 municípios avaliados têm população acima de 80 mil habitantes.

Imperatriz aparece na lista na 38ª colocação. É a única cidade maranhense entre as consideradas com melhor funcionamento da máquina pública. No geral, Imperatriz ocupa a 264ª colocação e subiu duas posições em relação ao relatório de 2022. A lista completa pode ser acessa em ranking de competitividade.org.br.

“Resultado dos esforços feitos pela nossa gestão para melhorar cada vez mais a nossa cidade. E é melhorando o serviço oferecido ao cidadão, a transparência com os recursos públicos e fortalecendo a máquina administrativa, que conseguimos levar esses indicadores para cima, consequentemente, elevando o nome de Imperatriz, colaborando para que a cidade apareça positivamente no cenário nacional”, comentou o prefeito Assis Ramos.

A informação foi bem recebida por toda a gestão municipal. “E isso nos incentiva a continuar trabalhando para buscar índices ainda melhores e maiores, o que vai refletir em melhorias para a população”, disse o secretário de Governo, Eduardo Albuquerque.

O ranking reúne 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos. Os pilares fazem parte de três dimensões: economia, instituições e sociedade. O levantamento considera que a competitividade representa a capacidade dos municípios em planejar, articular e executar iniciativas e políticas públicas que promovam o bem-estar social, atendam às necessidades da população e construam um ambiente de negócios favorável.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »