MENU

08/03/2024 às 12h19min - Atualizada em 08/03/2024 às 12h19min

Festival Gastronômico reúne sabores do Maranhão e Pará com atrações culturais em Imperatriz (MA) no dia Dia Internacional da Mulher

A mostra é um espaço para a comercialização do que foi produzido nas oficinas do Projeto “Gastronomia do Amanhã”, uma iniciativa de incentivo à economia criativa para pessoas em vulnerabilidade social. Mais de 86% das participantes são mulheres.

Lanna Luz
Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA)
Foto: Divulgação
  
Nesta sexta-feira (8), das 14h às 20h, o Calçadão de Imperatriz (MA) recebe o Festival Gastronômico, que reúne sabores regionais do Maranhão e Pará para apreciação do público imperatrizense. A programação conta com atrações musicais por meio do projeto Gastronomia do Amanhã, uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), aprovada pela Lei Federal de incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com o patrocínio do supermercado Atacadão.
 
Essa experiência gastronômica e cultural é resultado da imersão de quatro dias de aulas práticas e teóricas sobre a culinária amazônica, que aconteceu entre os dias 04 e 07 de março, na Cozinha-escola do Centro Cultural Tatajuba, em Imperatriz. As deliciosas receitas, fruto do aprendizado dos alunos e alunas durante a oficina, serão compartilhadas com o público em mostra gastronômica.
 
Além da entrega de certificados e a aula-show com o Chef de Cozinha convidado, Kiko Lacerda, o público vai poder prestigiar apresentações culturais com Erasmo Dibell, Dj Airton Brazuca e Boi Estrela do Amanhã. Tudo isso enquanto desfruta dos pratos típicos que serão comercializados junto com artesanatos, potencializando a economia criativa e a cultura alimentar da região.
 
O objetivo do projeto Gastronomia do Amanhã é capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social, possibilitando que essas famílias complementem a renda familiar a partir da capacitação em oficinas de culinária.
 

Protagonismo Feminino

A chef Verena Aquino, coordenadora técnica do projeto, fala sobre a experiência de ajudar as pessoas nesse processo de aprendizagem, de maneira que possam enxergar na gastronomia uma fonte de renda. No caso de Imperatriz, o projeto teve 86% de participação de mulheres. 
“Organizamos tudo para que os 30 participantes, nos quais 26 são mulheres e 4 homens, se sintam seguros e motivados a continuar cozinhando após o término do curso. A linguagem e as aulas são adequadas ao que os participantes encontram no dia a dia. Já tivemos casos de alunos que montaram seus próprios restaurantes e hoje possuem renda própria”, conclui.
 

PROGRAMAÇÃO

FESTIVAL GASTRONÔMICO – IMPERATRIZ DO MARANHÃO 
•      15h – INÍCIO DA FEIRA – APRESENTAÇÃO (CARLITO LOPES)
•      15h30 – DJ AIRTON BRUZACA
•      16h – AULA SHOW
•      17h- DJ AIRTON BRUZACA
•      18h – ERASMO DIBELL
•      19h – BOI ESTRELA DO AMANHÃ
•      19h30 – DJ AIRTON BRUZACA
 
Festival Gastronômico - Projeto Gastronomia do Amanhã
Onde
Calçadão de Imperatriz (MA). Av. Getúlio Vargas, 566, Centro
Quando
08 de março de 2024, das 14h às 20h.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »