MENU

07/03/2024 às 17h45min - Atualizada em 07/03/2024 às 18h00min

Coleta seletiva alcançou quase 80 toneladas de recicláveis no primeiro bimestre de 2023

Os resíduos coletados são encaminhados para Ascamari gerando renda para dezenas de catadores

Léo Costa
Ascom
Por mais uma vez o destaque ficou o papelão, com 37 toneladas destinada para reciclagem - Foto: Arquivo
 
Nos meses de janeiro e fevereiro desse ano, segundo dados da planilha de acompanhamento de resíduos, a coleta seletiva do município encaminhou quase 80 (78.646) toneladas de recicláveis para Associação dos Cantadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari). O projeto é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh). Em janeiro foram 43.443 quilos e fevereiro alcançou 35.203 quilos. Nos dois primeiros meses o serviço coletou 37 mil quilos de papelão, seguido do vidro com 16.800, livros inutilizáveis com 10.063, ferro com 6.000, madeira com 4.000 e os demais recicláveis somaram juntos cerca de 4.783 quilos.

“O município de Imperatriz assumiu a parte da coleta seletiva há quase oito anos, inicio da gestão do prefeito Assis Ramos, e desde então vem sendo feito um grande trabalho pela equipe da Semmarh e por parceiros do projeto. Os números acima é um reflexo desse trabalho conjunto. Até por quer cuidar do meio ambiente é cuidar do nosso futuro, nesse contexto, a coleta seletiva deve ser pauta prioritária diariamente, seja nas escolas, nas empresas, em nossas famílias. É preciso ter um novo olhar sobre o que consideramos lixo e perceber que, na verdade, ali se tem matéria-prima, que gera receita e dignidade para nossos agentes ambientais (catadores)”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosas Arruda.

De acordo com o coordenador municipal da Coleta Seletiva, Jairo Santana, “os números estão relacionados ao empenho da gestão municipal e a colaboração dos parceiros da coleta seletiva. A expectativa é que esse ano possamos superar os anos anteriores e vamos continuar com as ações educativas junto a comunidade e todos os seguimentos da sociedade e com trabalho de capitanear mais parceiros e colaboradores visando fortalecer ainda mais o projeto por quer o apoio de todo é fundamental”, disse.

A coleta seletiva municipal conta com 12 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), coleta de porta em porta e a participação de cerca de 105 parceiros, entre empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral. O material coletado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), com logística da empresa MB Limpeza Urbana, e direcionados para a Ascamari, na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, contemplando, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias.

As atividades da coleta seletiva seguem o estabelecido pela Lei Ordinária, 1.743 de 2018, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares do Município de Imperatriz, tem como base a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »