MENU

07/03/2024 às 17h35min - Atualizada em 07/03/2024 às 17h45min

Um homem adiante de seu tempo

Adelman Moreira Ribeiro*
Foto: Kalyne Cunha
 
Cumpre-me registrar especial agradecimento à Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Imperatriz - ACII, na pessoa de seu presidente, João Borges Lira, pela dignificante homenagem que instituiu a meu pai, Manoel Ribeiro Soares, e, por extensão, a toda a nossa família.

A esse respeito, convém assinalar que, bem mais que o visionário fundador da Associação Comercial, Manoel Ribeiro Soares foi antes de tudo um homem adiante de seu tempo, um empreendedor de múltipla competência cujo denodo progressista estabeleceu as bases da primeira quadra do desenvolvimento de Imperatriz.

Dessa forma, não poderia ser mais apropriada a denominação da Comenda Manoel Ribeiro Soares, criada pela Associação Comercial com o intuito de reconhecer o mérito daqueles que houverem prestado significativa contribuição ao desenvolvimento socioeconômico do Município.

Senão vejamos:

Foi Manoel Ribeiro Soares o primeiro imperatrizense a investir sistematicamente:

• no desenvolvimento do agronegócio, ao financiar o plantio de arroz e algodão, que comprava dos agentes produtores e os beneficiava;
• investiu em modernos procedimentos de pecuária, como vacinação periódica, em três fazendas, incluindo-se a Fazenda Santa Izabel, onde criava gado de excelente qualidade e cavalos de raça;
• no transporte fluvial, ao adquirir os Barcos Adelman e Luiz Roberto, que levavam amêndoas de babaçu para Belém - PA e retornavam carregados de bens indispensáveis à população, como querosene, sal e açúcar. 
• apostou no transporte rodoviário, por meio de dois caminhões, um denominado, por sinal, “Progresso de Imperatriz” e um FNM, que conectavam os agentes econômicos dos municípios de Imperatriz e Belém;
• sucedeu ao sogro, Simplício Alves Moreira, como agente de transporte aéreo do Município, quando abriu a Aeronorte;
• através de estrada construída pelo então prefeito Simplício Moreira, abriu canal entre comerciantes locais e o mercado de Recife - PE, onde adquiriam produtos a preços 25% inferiores aos de Belém, o que representou significativo impulso à economia imperatrizense;
• investiu também em lojas varejistas, em que comercializava tecidos e outros bens essenciais, assim como financiava pequenos negócios e produtores das comunidades próximas a Imperatriz;
• na Bela Vista, do outro lado do rio, matinha um armazém em que coletava produtos agrícolas gerados no Estado do Goiás, onde contava com agentes de negócios em várias cidades.
• apostou também em posto de gasolina, quando pela cidade ainda circulavam os primeiros automóveis;
• na manutenção de escritórios em Belém e Belo Horizonte, com os quais se comunicava por rádio, que era o que então havia de mais moderno em termos de telecomunicação;

Também convém lembrar que foi Manoel Ribeiro Soares o primeiro a investir em cinema, bar, sorveteria, salão de dança e bailes de carnaval em Imperatriz, tudo nos padrões da metrópole para onde mais viajava, Belém, onde foi projetada a primeira residência construída na cidade nos moldes de moderna arquitetura;

Além disso, foi um dos redatores do terceiro jornal editado em Imperatriz, O Astro, que, embora pertencesse ao Partido Social Trabalhista - PST, veiculava notícias de interesse geral.

Não se pode esquecer, ainda, da decisiva participação do primeiro presidente da Associação Comercial na instalação da primeira agência bancária de Imperatriz, do Banco da Amazônia S. A. - BASA, da qual foi o primeiro correntista.

Enfim, pode-se dizer, sem sombra de dúvida, que, imbuído de proficiência empreendedora incomum, Manoel Ribeiro Soares se empenhou por trazer para Imperatriz a qualidade de vida de uma grande metrópole, como as que conhecia em Belém, Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro.

Nas décadas de 50 e 60, aplicou todo o conhecimento e recursos disponíveis, beneficiando parceiros em negócios em Imperatriz, povoações e cidades próximas, bem como a população dessas localidades. 

Foi um tempo em que os negócios e relacionamentos ocorriam em meio a um clima de confiança, colaboração e entusiasmo econômico.

Infelizmente, Imperatriz perdeu precocemente seu mais impetuoso e inovador timoneiro do desenvolvimento de meados do século 20, que faleceu de infarto, aos 44 anos, em sua casa de Belém.
Suas últimas palavras foram: – Deus te abençoe, em resposta a Manoel Ribeiro Filho, que lhe pedia a bênção antes de ir dormir.

Que Deus abençoe Imperatriz, nossas famílias e a todos nós.
______________________________________________________________________________
*Adelman Moreira Ribeiro, primogênito de Manoel Ribeiro Soares, primeiro presidente da ACII; consultor de negócios aposentado da presidência da Petrobras.     

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »