MENU

26/02/2024 às 17h04min - Atualizada em 26/02/2024 às 17h15min

Obras da ‘nova’ Catedral avançam a pleno vapor

Da Redação
Entre as avenidas Getúlio Vargas e Dorgival Pinheiro de Sousa, com 68 metros em sua área frontal, Catedral terá torre de 63 metros de altura - Fotos: Divulgação
 
"Estou contente. Muito contente!" Com essas palavras o bispo de Imperatriz dom Vilson Basso recebeu a reportagem de O PROGRESSO para apresentar as obras da reforma da Catedral de Nossa Senhora de Fátima. O “muito contente”, naquele dia em que caminhões betoneira despejavam concreto na lage, era uma referência à visibilidade que a partir daquele momento poderia ser vista pelos fiéis e outros. Nessa semana foi iniciada a concretagem da segunda lage.

A obra carrega em si quantitativos admiráveis: desde a confecção de torres metálicas para dar forma aos pilares em número de sete, à esquerda e à direita aí somados: 323 mil 630 litros de concreto; 15 mil e 716 quilos de aço; 36 mil, 316 quilos de cimento além de 2.101 metros quadrados de alvenaria. Suntuosa quando terminada, a catedral ocupará o espaço de 80 metros que é seu de direito e de fato, de um lado a outro desde a Avenida Getúlio Vargas até a Avenida Dorgival Pinheiro de Souza.

 

Altura correspondente a um prédio de 13 andares

Responsável técnico pela obra, o engenheiro Gláucio Serafim Júnior explanou: quando concluída, em sua verticalidade a Catedral terá uma altura de 40 metros, superior a um prédio de 13 andares (para se ter uma ideia, o prédio do Centro Comércio Empresarial, mais conhecido como prédio da Cemar na Praça Brasil possui 12 andares). 

Programada para ter um mirante à 36 metros de altura, a Catedral vai proporcionar uma vista a partir da Praça de Fátima sem igual, além de partes da cidade, os visitantes poderão ainda se deliciarem com uma panorâmica vista do Rio Tocantins e ainda, um belo por do sol. Católicos e apreciadores da sonoridade musical ouvirão o badalar de um conjunto de 3 sinos a 23 metros de altura. Da praça e de outros locais, poderá ser apreciada a coroa que acentua o conjunto da obra com seus magníficos 3 metros e meio de altura. 

Iniciada em 01 setembro de 2023 com a proteção das pinturas e seus quadros, a reforma da Catedral tem prazo previsto para terminar em dezembro deste ano, “com as bênçãos de Nossa Senhora e o apoio dos fiéis”. 

Dom Vilson Basso destacou que Imperatriz como a grande cidade que é e os milhares de fiéis que ela acolhe, merecem uma obra dessa magnitude. “Estamos, juntamente com os trabalhadores e nossos fiéis, com as bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo fazendo a nossa parte”.

- Que Deus nos abençoe a todos, finalizou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »