MENU

23/02/2024 às 00h00min - Atualizada em 23/02/2024 às 00h00min

Comemora-se hoje o Dia do Rotary no Brasil

Raimundo Primeiro
Eline Oliveira, presidente do Rotary Club Imperatriz - Foto: Divulgação
 
“Uma data importante, que reafirma a importância da instituição, hoje presente nas diversas regiões do Brasil”. A afirmação foi feita na tarde dessa quinta-feira pela professora universitária Eline Barbosa Oliveira, presidente do Rotary Club Imperatriz (RCI), ao falar sobre o Dia Nacional do Rotary no Brasil, comemorado nessa sexta-feira, 23 de fevereiro.

A presidente do Rotary Club Imperatriz aproveitou a oportunidade para informar sobre os objetivos da Instituição. Os três pilares que norteiam o Rotary Club são a difusão da integridade, a promoção da boa vontade, a paz e compreensão, via fortalecimento de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários. 

CAPILARIDADE - Os números, segundo Eline Oliveira, mostram a importância e a força do Rotary Club, além de sua indiscutível capilaridade, conseguindo, dessa forma, chegar a locais remotos, por meio dos esforços empreendidos pelos rotarianos. Trata-se, portanto, de um clube integrado por profissionais, com a missão de arregimentar voluntários para prestar serviços humanitários, instigando valores éticos, além da paz mundial.

No Brasil, existem 2.338 clubes; 50.645 rotarianos, sendo 73,12% homens, 25,92% mulheres; 31 distritos rotários; 31 Rotaract Clubs, além de 571 Interact Clubs, com 372 Núcleos de Rotary de Desenvolvimento Comunitário. “Somos atuantes, principalmente presentes em nossas comunidades”, complementou a professora Eline Oliveira.

FUNDAÇÃO/QUANDO - O Rotary International foi fundado há 116 anos, pelo advogado Paul Harris, ao reunir três colegas, em 1905, com a decisão de fundar o primeiro Rotary Club, em Chicago, nos Estados Unidos.

No Brasil há 100 anos, o Rotary Club foi fundado em 28 de fevereiro de 1923, no Rio de Janeiro, marcando, assim, a presença da Instituição na América do Sul. Já em Imperatriz, o Rotary Club foi fundado há 50 anos, em 4 de junho de 1965. O Dia Nacional do Rotariano foi criado por intermédio da Lei Federal número 6.843, em 3 de novembro de 1980, concidentemente, data que marca os 116 anos de fundação do Rotary International.

PARALISIA INFANTIL - HANSENÁISE. Principal trabalho do Rotary Club no Brasil foi a erradicação da poliomielite (paralisia infantil). Agora em 2024, o Rotary vai iniciar um grande projeto em Imperatriz: uma forte campanha de conscientização sobre a hanseníase, com índices crescentes na cidade, a ser coordenada pelo médico e rotariano Pedro Júlio. Filmes publicitários serão veiculados nas emissoras de rádios, tvs e jornais, outdoors e nas redes sociais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »