MENU

09/02/2024 às 18h38min - Atualizada em 09/02/2024 às 18h45min

Centro de Atendimento Psicossocial e Voz inicia cronograma de atividades nas escolas

Palestras e rodas de conversas estão entre as ações propostas

Sara Ribeiro
Ascom
Roda de conversa com servidores da Escola Municipal Constantino Barbosa - Foto: Sara Ribeiro
 
Sair do convencional e pensar na coletividade! Foi com esse intuito que a  Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), através das profissionais do Centro de Atendimento Psicossocial e da Voz (CAPV), iniciaram nesta sexta-feira (09), o cronograma de visitas às escolas da rede municipal de ensino, para roda de conversa e palestras com servidores. A primeira a receber a equipe foi a Escola Municipal Constantino Barbosa, localizada no bairro Ouro Verde.

A iniciativa busca trabalhar de forma preventiva temas abordados em cada mês, como as campanhas do Janeiro Branco, que orienta sobre Saúde Mental, bem como o Fevereiro Roxo/Laranja, numa conscientização para o mal de Alzheimer, Fibromialgia, Lúpus e Leucemia. Além disso, dialogar sobre relações interpessoais e rotina de trabalho.

Para o secretário de Educação, José Antonio Pereira, essas ações possibilitam ampliar os atendimentos do CAPV, mas de uma forma diferenciada, por meio da escuta e prevenção. “É muito gratificante esse tipo de iniciativa, pois a roda de conversa já permite um diálogo entre o grupo, um compartilhamento de ideias, tirar dúvidas de situações rotineiras que podem melhorar os relacionamentos e o convívio do dia a dia. Toda a equipe está de parabéns”, elogiou.

De acordo com a coordenadora do CAPV, Léa Cecilia Dias, os encontros, além de reforçar a divulgação e atendimento do Centro, objetiva melhorar as relações no ambiente de trabalho. “Vamos trabalhar as campanhas, mas também compreender as dificuldades de cada pessoa, trabalhando a prevenção, entendendo as demandas de cada um em suas rotinas de trabalho e ver como contribuir para melhorar a qualidade de vida”.

Durante todo o ano de 2024, as visitas já estão agendadas até dezembro, para diversas unidades de ensino, dentre elas: Escola Municipal Antônio Leite; Escola Municipal Castro Alves I, Escola Municipal Darcy Ribeiro, Escola Municipal Dom João VI, Escola Municipal Domingos Moraes, Escola Municipal Eliza Nunes. Por enquanto, são 16 instituições já programadas para receberem a equipe.  

“Essa ação da Secretaria de Educação é muito importante, pois se o profissional não vai até o centro, o centro vem até a escola. E com essa visita para os profissionais da educação, essa troca de experiência, é muito importante para eles se cuidarem e compreenderem como fazer e o que fazer para estarem cuidando da voz, da mente, dos músculos, de suas relações. Tudo isso feito com as psicólogas, terapeuta, fonoaudióloga e toda a equipe. Agradecemos demais pela presença”, frisou Patrícia Sampaio, gestora pedagógica.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »