MENU

08/02/2024 às 15h53min - Atualizada em 08/02/2024 às 16h00min

Coleta exclusiva de vidro fechou o mês de janeiro com quase nove toneladas de resíduos

Material coletado é encaminhado para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis

Léo Costa – Ascom
Em 2023 foram encaminhadas mais de 90 toneladas de vidro para a reciclagem - Foto: Arquivo
      
A coleta seletiva exclusiva de vidro realizada pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio e Recursos Hídricos (Semmarh), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), regional Sul do Maranhão, fechou o mês de janeiro de 2024 com 8,7 toneladas de resíduos coletados em bares, restaurantes e similares.

“O vidro não é um material biodegradável e ao ser descartado incorretamente no lixo comum, pode prejudicar o meio ambiente. Ele também é um material cortante e que pode machucar quem o manuseia, como é o caso dos agentes de limpeza pública durante a coleta, quando descartado inadequadamente sem o devido cuidado. Mas, quando é feito o descarte de forma correta, além de contribuir com a preservação ambiental, gera emprego e renda para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social”, disse a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Desde a implantação, o projeto municipal de coleta exclusiva de vidro já encaminhou para Ascamari, de onde segue para reciclagem, cerca de 90 mil e 410 quilos do material para o estado de Sergipe, onde é reciclado e transformado em matéria-prima.

O material é coletado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), via equipe de limpeza urbana, e destinado para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamari), na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, beneficiando, direta e indiretamente, em torno de 250 famílias

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »