MENU

07/02/2024 às 17h36min - Atualizada em 07/02/2024 às 17h45min

Setran inicia ações educativas para reduzir acidentes de trânsito no período de Carnaval

O foco da campanha é conscientizar condutores sobre o que não pode fazer no trânsito, principalmente, dirigir sob efeito de bebida alcoólica

João Rodrigues
Ascom
Agente de trânsito participa de ação educativa na Avenida Babaçulândia voltada para prevenção de acidentes - Foto: Assessoria
 
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), deu início nesta terça-feira (06), a uma campanha de orientação e conscientização de condutores e pedestres voltada para a prevenção de acidentes no período do Carnaval. A primeira de um total de quatro blitz programadas para o período pré-carnavalesco foi na Avenida Babaçulândia, em frente a sede da Setran.

Com uniforme, e alguns até fantasias características de Carnaval, os servidores do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), abordaram condutores, ocasião em que distribuíram folhetos educativos com orientações sobre a importância do uso de equipamentos de proteção, no caso de motociclistas, e dar preferência na faixa de pedestres. Uma orientação antiga, porém muito atual no período que foi mantida foi “Se for beber, não dirija”.

O secretário municipal de trânsito, Leandro Braga, explicou que a campanha educativa está sendo realizada antes do Carnaval para abranger o maior número de pessoas possível e ter maior impacto na redução do número de acidentes no período carnavalesco.

“Nós percebemos que fazer a blitz educativa durante o Carnaval não teria um efeito muito bom porque muitas das vezes pode fazer uma abordagem, por exemplo, a uma pessoa alcoolizada, ali já é crime. Então resolvemos fazer a ação educativa antes porque no dia vamos fiscalizar para coibir os crimes de trânsito”, justificou o titular da Setran, acrescentando que a fiscalização vai ser intensificada no período de Carnaval.

A coordenadora do DET, Terezinha Miranda, disse que a proposta da campanha em levar orientações aos condutores começou dentro das expectativas.

“Nós estávamos hoje todos caracterizados para chamar a atenção da sociedade, que tanto reclama da quantidade de acidentes que ocorre, porém, eu pergunto: o que você está fazendo para a redução dos acidentes de trânsito? Você está respeitando a legislação de trânsito?”, questionou Terezinha Miranda, que fez questão de divulgar o ranking das infrações que mais causam acidentes de trânsito.

De forma cronológica, a coordenadora listou as principais causas de acidentes, muitos deles com morte: 1ª - desatenção; 2ª - alta velocidade praticada; 3ª - ultrapassagens indevidas em lugares proibidos; 4ª - alcoolemia e a 5ª - o uso do celular enquanto dirige.

“Portanto, não deixe o álcool acabar com sua alegria no Carnaval, se você beber, não dirija. Sabemos que o Carnaval é a maior festa popular do mundo, onde todo mundo bebe, mas se beber não dirija porque acidente sob o efeito de álcool se torna um crime de trânsito”, reforçou Terezinha Miranda.

Instrutor de trânsito da Setran, Marcos Vinicius Pereira Silva, comemorou o sucesso do trabalho que vem sendo realizando desde o início do ano e ganhou um enfoque especial com quatro blitzes na semana que antecede o Carnaval.

“Desde o início do ano nós realizamos uma ação educativa, parando, conscientizando e vamos também vamos ter uma ação na televisão, nas escolas para justamente a gente prevenir os acidentes de trânsito”, ressaltou o servidor.

Programação das próximas blitz
Dia 07 Ações preventivas de conscientização dos cuidados no trânsito que todos devem adotar no período festivo.

Local: Av. Babaçulândia em frente ao DETRAN

Horário: 08:30 às 10h
 Dia 08 Ações preventivas de conscientização dos cuidados no trânsito que todos devem adotar no período festivo.

Local: Av. Dorgival Pinheiro de Sousa em frente à Loja Economia.

Horário: 08:30 às 10h
Dia 09 Ações preventivas de conscientização dos cuidados no trânsito que todos devem adotar no período festivo.

Local: Av. Dorgival Pinheiro de Sousa em frente à Secretária de Saúde.

Horário: 08:30 às 10h

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »