MENU

06/02/2024 às 18h39min - Atualizada em 06/02/2024 às 18h45min

Em janeiro, operações da Polícia Civil prenderam cerca de 60 pessoas no MA

ASCOM PC/MA
Operação Orlov: Polícia Civil desarticula esquema ilegal de comércio de armas de fogo; seis pessoas foram presas - Fotos: ASCOM PC/MA
 
O Sistema de Segurança Pública tem atuado de forma intensificada para combater a criminalidade e garantir a ordem social. Como resultado, a Polícia Civil do Maranhão prendeu, no mês de janeiro, 57 indivíduos e apreendeu dois adolescentes por crimes diversos. Os números foram obtidos em algumas das grandes ações policiais executadas na Grande Ilha e no interior do estado.
“As prisões são resultado direto do trabalho de investigação, do empenho incansável de nossos agentes da Polícia Civil, com investigação e inteligência. Seguiremos trabalhando firmemente para combater a criminalidade no Maranhão, implementando medidas eficazes que garantam a segurança e a tranquilidade de todos os cidadãos do nosso estado”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

O delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva, disse que o resultado é devido ao comprometimento da instituição. “A atuação de nossos policiais com comprometimento, seguindo os valores, a missão e a visão da Polícia Civil do Maranhão, nos fizeram alcançar êxito nas ações executadas durante o último mês. Esses dados também são reflexões do investimento realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública”, pontuou Paiva.

Dentre as ações, destaca-se a Operação Orlov, que teve por objetivo a desarticulação de uma associação criminosa identificada como responsável pelo tráfico de arma de fogo com repercussão em outros estados. Executada pelo Departamento de Combate ao Crime Organizado da Superintendência de Investigações Criminais (DCCO/SEIC), a operação levou à prisão de seis pessoas, entre elas, dois militares do Exército Brasileiro. 

Em outra ofensiva, desta vez com apoio da Polícia Militar do Maranhão, quatro indivíduos foram presos na cidade de Serrano do Maranhão, sendo apreendidos 10 kg de crack, 4 kg de maconha, pistola e revólver. Todos foram apontados, durante as investigações, por envolvimento nos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. 

Na Região Metropolitana de São Luís, equipes da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) conseguiram prender cinco pessoas pelo crime de tráfico de drogas. Os investigados estavam em uma chácara situada no bairro Parque Jair, em São José de Ribamar, onde foram encontrados, aproximadamente, 100 quilos de maconha, avaliados em cerca de R$ 2 milhões. 

Timon também foi alvo de operações policiais de combate ao crime de tráfico de drogas. Em 20 dias, a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) prendeu 14 indivíduos suspeitos de administrar pontos de comercialização ilegal de entorpecentes na cidade.
Ainda em Timon, uma ação impediu que um jovem sequestrado fosse torturado e todo o ato fosse transmitido pela internet. A vítima foi libertada e oito indivíduos envolvidos foram presos por cárcere privado, tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção de menor e posse ilegal de arma de fogo.

Ação policial deflagrada na cidade de Timon
Na cidade de Conceição do Lago-Açu, uma investigação coordenada pela 16ª Delegacia Regional de Bacabal, que apura o homicídio de Luís Gustavo Soeiro Costa, de 11 anos, resultou na Operação Ozônio, executada com o apoio da Polícia Militar, visando o cumprimento de mandados de busca e apreensão, de prisão e internação provisória contra investigados pelos crimes tráfico, associação para o tráfico, e posse ilegal de arma de fogo. 

Materiais apreendidos durante a operação Ozônio
Durante a operação, quatro pessoas da mesma família foram presas e um adolescente suspeito de efetuar os disparos de arma de fogo que atingiram a criança, apreendido.

No município de Bacuri, policiais civis e militares desarticularam uma associação criminosa que praticava roubo com restrição da liberdade das vítimas e tráfico de drogas, resultando na prisão de seis pessoas. Várias armas de fogo, do tipo pistola, espingarda e revólver, além drogas e produtos de origem duvidosa foram apreendidos.

Crimes contra a vida - O mês de janeiro também foi marcado por ações policiais focadas nas elucidações de crimes praticados contra a vida: homicídio, feminicídio e latrocínio.

Policiais civis da Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP), com apoio do Centro de Inteligência da Polícia Civil, prenderam quatro suspeitos de participação no assassinato de um empresário ocorrido no município de Santana do Maranhão, vítima de três disparos de arma de fogo nas proximidades de seu estabelecimento comercial.

Em outra ação policial, no município pernambucano de Caruaru, a Polícia Civil do Maranhão deu cumprimento a um mandado de prisão contra um investigado pelo assassinato do empresário Jonathan Fernando Cardoso Sousa, o Nando Net, ocorrido em agosto de 2022, em Turiaçu.

Em São Luís, policiais da SHPP prendeu um suspeito e apreendeu outro menor envolvido na participação no crime de latrocínio ocorrido na noite do dia 22, na Avenida dos Franceses, contra o motorista de ônibus Francisco Vale Silva, de 48 anos. Ele foi atingido por um disparo de arma de fogo na cabeça durante assalto a ônibus.

Três casos de feminicídios registados no estado, em janeiro, também foram elucidados com a identificação e cumprimento dos mandados de prisão contra os autores. Os casos foram registrados nas cidades de Rosário, São João dos Patos e Viana.

O Sistema de Segurança Pública do Maranhão segue empenhado em elucidar o assassinato da jovem Ana Caroline Sousa Campelo, de 21 anos, ocorrido no dia 10 de dezembro de 2023, no município de Maranhãozinho. A Polícia Civil identificou e prendeu o principal suspeito de cometer o crime. O indivíduo foi preso por policiais civis na zona rural da cidade de Centro do Guilherme.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »